Essa é para os marítimos, e para os brasileiros em geral. Semana passada foi lançada no Parlamento Brasileiro uma frente mista e tripartite (governo, empresários, e trabalhadores) na defesa de políticas e incentivos ao desenvolvimento da Marinha Mercante Brasileira, setor estratégico e importantíssimo para o desenvolvimento econômico, social, e para a soberania do Brasil.
Esperemos que a Frente, que é integrada pelo Sindmar, ouça o que o Sindicato tem a dizer, e que ela não se torne mais uma forma de enriquecer empresários, deixando trabalhadores "a ver navios".
E esperamos que o Sindmar, junto com os demais sindicatos do setor, tenham sucesso em reverter uma série de desvios que têm ocorrido nos últimos anos, e que já nos retiraram várias conquistas, conseguidas na primeira década do novo milênio.
Comandante da Marinha ressalta papel da Marinha Mercante no lançamento de frente parlamentar
O SINDMAR participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista da Marinha Mercante, em Brasília, na última terça-feira, 28. Presidida pelo deputado federal Hugo Leal, a Frente recebe grande motivação e incentivo da Marinha do Brasil, que organizou o evento inaugural. As atividades do grupo – formado por deputados e senadores de diversos partidos – devem ocorrer no Congresso Nacional nos próximos meses. O SINDMAR acompanhará as audiências, defendendo a posição de que a existência de uma Marinha Mercante brasileira pressupõe a presença de marítimos nacionais a bordo dos navios que arvoram a bandeira brasileira ou que operam em nossas águas.
Na ocasião, o Almirante Ilques Barbosa ressaltou o papel estratégico do setor no desenvolvimento da economia brasileira e declarou: “a Marinha de Guerra existe para proteger a Marinha Mercante. Ela é a matriz que temos que ter para o nosso norte.”
O Presidente do SINDMAR, Severino Almeida Filho, acredita que esse será um espaço de debates importante para o futuro dos marítimos. “O Almirante Ilques participou ativamente da instalação dessa Frente e isso nos deixa confiantes. Ele é um homem do mar, patriota, um nacionalista que entusiasma a todos, além de solidário e sensível às nossas causas. Está dedicando um esforço muito grande para encontrar soluções para os problemas que estamos vivendo na Marinha Mercante e, por meio do trabalho que essa frente parlamentar vai realizar, ele seguramente não se negará a fazer tudo o que estiver à altura de sua contribuição”, afirmou Severino.
Além dos representantes do Poder Legislativo, participaram do evento os presidentes da República, Jair Bolsonaro, e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli. “Acreditamos que a presença dos três poderes do Estado brasileiro na cerimônia, algo incomum no lançamento de uma frente parlamentar, traduz a importância que a nação deve dar à sua Marinha Mercante”, declarou Carlos Müller, Diretor de Relações Internacionais do SINDMAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário