sábado, 31 de julho de 2021
Ave Maria - Natalia Tsarikova
sexta-feira, 30 de julho de 2021
Incêndio na Cinemateca Brasileira
Ontem a Cinemateca Brasileira foi atingida por um incêndio que destruiu importante acervo histórico sobre o cinema brasileiro, e que seria usado na criação de um museu sobre o desenvolvimento da 7ª Arte no país. Foram filmes, equipamentos antigos, roteiros, entre outros documentos. Alguns deles tinham mais de 100 anos, e são simplesmente irrecuperáveis.
Mais uma vez vemos o descaso das "otoridades" brasileiras quando a assunto é preservar a memória nacional.
Ciro Gomes, Reinaldo Azevedo, e outros políticos e jornalistas classificaram a fato como tragédia. Não deixa de ser uma tragédia, mas é mais do que isso, porque ela ocorreu por absoluta negligência daqueles que deveriam zelar pela preservação de nossa memória cinematográfica e cultural. É assim, se estivéssemos em um navio, eles seriam por terem provocado um acidente de proporções catastróficas por negligência, porque poderiam ter agido para evitarem, mas nada fizeram.
O Brasil precisa mudar os rumos de sua História, e isso passa por respeitar a própria História.
quinta-feira, 29 de julho de 2021
Como se usa os financiamentos modernos (angel capital, etc.)
quarta-feira, 28 de julho de 2021
Orlando Drumond faz sua passagem
O ator, humorista, dublador, talentosíssimo, e centenário Orlando Drumond fez sua passagem ontem. Famoso pelo Seu Peru da Escolinha do Prof. Raimundo, pela dublagem de Scooby Doo, Gargamel (Os Smurfs), Popeye, Vingador (Caverna do Dragão), Patolino, Frajola, entre outros.
Aos 101 anos não importa muito a causa da morte, mas sim o legado de risadas e emoções que deixou em uma enorme legião de fãs.
Que Orlando Drumond tenha o merecido descanso, ainda que venha a viver por muitos anos ainda em nossas memórias.
Nossa solidariedade aos familiares e amigos do ator.
terça-feira, 27 de julho de 2021
Terceira via não: A Via
O editorial do Estadão de 24 de julho ficou bastante interessante. Uma análise do desenvolvimento político que bateu muito mais com a minha análise do que, por exemplo, a feita por Reinaldo Azevedo. O âncora do O É da Coisa analisou os ataques de Lula e Bolsonaro à chamada terceira via como desenvolvimentos individuais da luta política.
Algo que Ciro faz quando quer se consolidar como força realmente considerável nesta eleição é atacar os erros e fraquezas dos adversários. Para Ciro é mais fácil, porque os adversários já passaram pela Presidência, e apresentaram erros brutais para serem atacados. Mas na chamada 3ª via isso não ocorre. Os virtuais candidatos passaram por prefeituras ou governos estaduais, e no máximo em alguns Ministérios. Dória, Mandetta, Eduardo Leite, e alguns outros candidatos a terceira via também fazem, mas mais devagar, ainda que tenham mais espaço na grande mídia do que Ciro.
Então porque não é assim com os dois primeiros colocados?
Simples, porque eles também são os dois que carregam as maiores rejeição do pleito, e dificilmente se viabilizam como candidatos garantidos no segundo turno, caso entre alguém que quebre a dicotomia eleitoral ora existente. E a presença de um terceiro candidato no segundo turno tende a catalisar também os votos que já tem a favor, com os da rejeição, o que dificulta até mesmo um segundo turno para os dois preferidos de momento. Por isso Lula tenta quebrar uma união da 3ªvia, e Bolsonaro tenta diminuir sua importância no pleito. Só assim ambos têm chance num eventual segundo turno. Claro que isso não deve ter sido combinado entre eles, mas é um desdobramento lógico do desenvolvimento político. Como eles não têm algo tão palpável para atacar um terceiro candidato, então esse ataque é na tentativa de quebrar sua força, seja pregando a desunião, seja pregando uma falta de importância desse seguimento político.
O problema é que o Estadão torna a política rasa, quando resume a eleição a nomes. Lula e Bolsonaro realmente são dois polos ruins da política, mas não exatamente por suas posturas pessoais. Claro, Bolsonaro mesmo é um ser que congrega muito de ruim que alguém pode ter, e Lula não, mas o povo não está elegendo um amigo, muito menos um pai, mas sim o Presidente da República, e este precisa ter ideias que façam o país avançar verdadeiramente, coisa que nenhum dos dois tem. E esse é o ponto, porque o Estadão quer apenas que tenhamos um candidato que tenha um verniz realmente agradável para o projeto de neocolonização do país que se iniciou nos anos 90 com Collor e FHC.
Bolsonaro, claro, não é esse nome. Com sua posição truculenta, tacanha, agressiva, e com ligações estranhíssimas com o submundo ele foi aceitável num determinado momento - lembram do editorial da escolha difícil antes das eleições de 2018? - mas não o é mais, já que se mostrou nocivo, ainda mais a longo prazo. Lula é menos rejeitado, mas nossa elite não aceita bem o fato de ele falar errado, falar besteiras, e de ter vindo de uma família muito pobre. Então os donos do dinheiro no Brasil querem alguém que seja mais palatável para eles, mas que não mexa no sistema que lhes proporciona enorme acumulação de capital.
Por isso Ciro não é o candidato deles. Apesar de muito mais afável que Bolsonaro, e de muito mais preparado que Lula, o pré-candidato do PDT não vai se posicionar de forma subserviente, nem vai tentar entrar como o útil, e ainda vai bater de frente em várias situações, tanto interna como externamente, mas principalmente Ciro vai acabar com o parquinho criado por eles, e eles terão que realmente fazer o dinheiro deles trabalhar para que continuem acumulando, e isso abrirá espaço para muito mais gente na sociedade brasileira.
"No mesmo dia, Lula e Bolsonaro manifestaram por meios diferentes – um no Twitter, o outro numa entrevista – o mesmo medo. Os dois temem que haja um terceiro candidato competitivo nas eleições de 2022 e não perdem oportunidade de desautorizar uma candidatura viável de centro".
"Além de mostrar a estreiteza de horizontes políticos que Lula e Bolsonaro querem impor à população, a tática revela a plena viabilidade de um candidato honesto, competente e equilibrado."
"De outra forma, Lula e Bolsonaro não estariam tão empenhados – quase que de mãos dadas, pode-se dizer – ridicularizando uma candidatura de centro."
"'A terceira via – escreveu Lula em sua conta no Twitter – é uma invenção dos partidos que não tem candidato. Falam em polarização... O que tem de um lado é democracia e do outro é fascismo. Quem está sem chance usa de desculpa a tal da terceira via.'"
"E explicitando o seu receio de que haja uma reunião das forças democráticas em torno de um candidato de centro viável, o ex-presidente petista concluiu: 'Seria importante que todos os partidos lançassem candidato e testassem sua força'."
"Bolsonaro tenta que o eleitor não disponha de nenhuma opção além do bolsonarismo e do lulopetismo. 'Tem uma passagem bíblica que diz, seja quente ou seja frio, não seja morno. Então, terceira via, povo não engole isso aí', disse em entrevista à Rádio Itatiaia."
"Felizmente, a população tem outra percepção da política, um tanto mais equilibrada. Na última pesquisa do Instituto Datafolha, 59% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro. Não há intolerância da população com o centro."
"Em relação a uma candidatura viável de centro, Jair Bolsonaro repetiu o seu mantra. 'Não vai dar certo. Não vai agregar. Não vai atrair a simpatia da população. Não existe terceira via. Está polarizado', disse Bolsonaro, em uníssono com Lula."
segunda-feira, 26 de julho de 2021
As manifestações do dia 24 de julho
O cerco nas ruas aumenta. O número de manifestantes, a organização, e o alcance das manifestações pelo término prematuro do (des)Governo Bolsonaro têm se intensificado em tamanho e em ocupação de espaços. Mas há que se observar que as manifestações devem buscar a deposição do atual ocupante da cadeira da Presidência, e não faltam motivos para que ele sofra o impeachment, ainda que ele tenha agido politicamente de forma a se manter na cadeira, mesmo que isso signifique fazer tudo diferente do que prometeu em termos de política, e abrir cada vez mais espaços ao chamado Centrão.
E é por isso que ele não cai, porque o Centrão não tem ideologia outra que não seja meter as mãos nos cofres públicos, e Bolsonaro tem sido extremamente complacente com essa ideologia, e ao que as investigações da CPI da Covid vêm indicando, participado ativamente nela.
Borba Gato
E o bandeirante Borba Gato acabou queimado na fogueira. Claro, sua estátua, mas o ato é absolutamente sem propósito. É verdade que ele escravizou e perseguiu índios em sua época, no final do Séc. XVII e início do XVIII. Não podemos querer julgá-los com os valores de hoje. Em sua época isso era não apenas aceito, mas incentivado. Se hoje não se aceitam esses ideiais - e é corretíssimo que não se aceitem - não se pode negar a importância que essas figuras tiveram para o construção do país que temos.
No momento é complicado levar essas estátuas para museus, porque os poucos que temos são normalmente muito mal cuidados, não têm espaço, etc. Mas pode ser mais um ponto para se pedir mudanças nos rumos do país. A História não pode ser apagada, os golpistas e ditadores de 64 existiram, a República foi proclamada, e nos separamos de Portugal. Todos os valores que levaram a esses fatos históricos podem não ser os mesmos que norteiam a sociedade brasileira hoje, eles podem ser anacrônicos, mas isso não significa que não devemos estudá-los, lembrá-los, e entender com eles, nem que não seja para não repeti-los.
domingo, 25 de julho de 2021
Ela merecia um filme
Vera Rubin foi uma astrônoma que deu uma das mais importantes contribuições para o desenvolvimento da astrofísica nos últimos tempos. Isso sem contar o fato de ter enfrentado alguns dos obstáculos comuns à muitas mulheres que buscam entrar em espaços considerados "masculinos". Ela merecia um filme, pela contribuição de ter descoberto a chamada matéria escura, que existe em 23% do universo conhecido, e também por ter aberto portas.
Leia a matéria inteira clicando no título abaixo.
4 fatos sobre Vera Rubin, astrônoma que confirmou a existência da matéria escura
Apesar de ser responsável por uma das principais descobertas da astronomia, ela nunca recebeu um prêmio Nobel
Em dezembro deste ano, o mundo perdeu uma de suas principais astrofísicas: Vera Rubin. Nascida na cidade da Filadélfia, no estado americano da Pensilvânia, em julho de 1928, ela começou a se interessar pelos mistérios do universo ainda criança. Décadas depois, a menina que "preferia ficar acordada observando as estrelas em vez de dormir" foi responsável pela confirmação da existência da matéria escura, material que corresponde a 23% da composição do universo.
Rubin faleceu aos 88 anos. Em homenagem à ela, separamos algumas das principais curiosidades sobre sua carreira. Veja abaixo:
sábado, 24 de julho de 2021
Nemo - (Nightwish) cover by Natalia Tsarikova
sexta-feira, 23 de julho de 2021
quinta-feira, 22 de julho de 2021
Tem muita gente que precisará ser punida exemplarmente
Não dá para essa Justiça brasileira continuar brincando de fazer executar Leis e Constituição. O exercício da política está longe de ser crime, mas tem muito político cometendo crimes, e pior, saindo absolutamente impunes.
Isso precisa mudar no país, porque é essa complacência que faz com que tais excessos se repitam de tempos em tempo.
Embraer é viável e pode crescer
O Canal da Revolução Industrial Brasileira liberou este vídeo. Mostra o erro crasso que se cometia com a entrega da Embraer aos americanos, e que ela pode sim, crescer e disputar até outras fatias de mercado no setor aeroespacial
quarta-feira, 21 de julho de 2021
Bolsonaro, o anjo (ou demônio) da morte?
O Presidente Jair Bolsonaro esteve internado nos últimos dias. O motivo foi uma obstrução intestinal, que provocou certa intoxicação, e fez com que o Presidente passasse mal e sentisse fortes dores abdominais. Mas o maior problema não foi Bolsonaro ter passado mal, ter sido internado, ter quase sido submetido a mais uma cirurgia. O problema, como sempre, foi o Presidente, mais uma vez, ter politizado de forma covarde uma situação de saúde pessoal, atacando adversários, ideologias, e se fazendo de vítima.
Como disse corretamente o colunista da Folha, Thiago Amparo, vítimas foram os mais de 540.000 brasileiros e brasileiras que perderam suas vidas em consequência da irresponsabilidade, da incompetência, da inconsequência de Bolsonaro e seu (des)Governo, eivado de mentiras, omissões, distorções.
Bolsonaro no máximo colheu aquilo que passou a vida plantando: violência e suas consequências.
terça-feira, 20 de julho de 2021
CPI de férias?
E a CPI da Covid, como todo o Congresso Nacional, entrou em recesso, e só retomará suas atividades normais em 03 de agosto. Pelo menos em suas sessões presenciais, porque nos bastidores os trabalhos prosseguem a todo o vapor, e sete grupos de trabalhos estão sendo criados, para o aprofundamento da análise dos documentos obtidos até o momento, dos depoimentos, etc. A CPI também passa a contar com o apoio de um grupo de juristas, que assessorará os trabalhos para o enquadramento dos crimes que, por ventura, venham a ser apurados ao final dos trabalhos.
Isso tudo até agora é técnico e, logicamente, importante. Mas a CPI precisa manter viva a questão política durante esses dias de suspensão de seus trabalhos públicos, e talvez esse seja o ponto crucial de sua atuação durante o recesso parlamentar, já que a verdade é que a grande imprensa brasileira é contra Bolsonaro, mas não muito, já que economicamente ele atende a todos os seus instintos mais básicos.
E se a CPI conseguir superar o desafio de se manter politicamente relevante durante esse período, então poderemos ter algumas situações bastante explosivas após sua volta às atividades normais, porque dos sete pontos que os Senadores separaram para aprofundamento (Empresa Precisa, Empresas intermediárias, Cloroquina e Kit Covid, Divultação de informações falsas, Empresa de Logística, Instituto Força Brasil) ao menos os 5 primeiros têm fortes indícios de ligação direta com o Planalto, atingindo diretamente o Presidente Bolsonaro, e também a Primeira Dama.
Conjugados com outras ações, como a investigação do assassinato de Gabriele Franco, denúncias do ex-Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witsel, investigações sobre rachadinhas, etc, e o aumento das pressões populares pelo impeachment, a situação do bloco que ocupa o poder pode se tornar insustentável.
Só que como já coloquei em outro post, a queda do apoio a Bolsonaro é devida principalmente à calamitosa situação econômica dos mais pobres, e ou derrubam Bolsonaro antes do fim do mandato, ou a situação pode se complicar muito, tendo Bolsonaro as chaves do cofre, e sendo ele candidato à reeleição.
É com isso que certas forças que se dizem esquerda estão brincando, porque até mesmo a direita democrática já luta pela derrubada do Governo.
segunda-feira, 19 de julho de 2021
O pastor, o palácio, vacinas, e a corrupção
Ótimo o artigo abaixo de André Barrocal veiculado pela Carta Capital. Parece até roteiro de conspiração em algum governo de república bananeira, mas é só o retrato do que acontece no Brasil do (des)Governo de Jair Messias Bolsonaro.
E sim, apenas um retrato, porque se passar um filme desse (des)Governo vão descobrir desvios e corrupção por todos os lados. Os sinais estão aí, não vê quem não quer.
A propósito, entrem no link abaixo, e vejam o artigo completo lá no site da Carta Capital.
O capítulo bíblico do ‘vacinogate’ é mais que uma história de lobby no governo
Amilton de Paula, o 'reverendo', faz negócios travestidos de ajuda humanitária
por ANDRÉ BARROCAL 17 DE JULHO DE 2021
Jair Bolsonaro foi ao Supremo Tribunal Federal na segunda-feira 12, chamado pelo comandante da Corte, Luiz Fux. Marco Aurélio Mello pendurava a toga naquele dia, e para a vaga o ex-capitão indicou o “terrivelmente evangélico” André Mendonça, advogado-geral da União. Não era disso, porém, que Fux queria tratar. Diante dos últimos disparates presidenciais sobre fraude eleitoral, o juiz desejava reunir os chefes dos Poderes. Seria dali a dois dias. A reunião acabou cancelada, devido à à obstrução intestinal que levou Bolsonaro ao hospital. Na saída do encontro com Fux, o ex-capitão foi perguntado por jornalistas sobre certo evangélico, e não era Mendonça. “Se eu vir a cara dele, pode ser que eu lembre de algum lugar, mas num tô lembrado.”
Em 16 de março, o evangélico em questão, reverendo Amilton Gomes de Paula, havia escrito cedo no WhatsApp: “Ontem falei com quem manda! Tudo certo! Estão fazendo uma corrida compliance da informação da grande quantidade de vacinas!” A mensagem do fundador da Igreja Batista Ministério Vida Nova dirigia-se ao PM mineiro Luiz Paulo Dominguetti, cujo celular foi apreendido pela CPI da Covid. Uma interlocutora do pastor, a misteriosa Maria Helena, deu a informação igual ao policial: “Ontem o rev esteve com o presidente”. Idem um empresário de Santa Catarina, Renato Gabbi, parceiro do religioso na tentativa de vender imunizantes a estados e prefeituras: “Ontem o Amilton falou com Bolsonaro, ele falou que vai comprar tudo”.
domingo, 18 de julho de 2021
Ceará na ponta
O Ceará deverá receber a maior usina de energia verde a base de hidrogênio do mundo: entenda abaixo a importância disso e como funciona a tecnologia.
Mas apesar de ecologicamente importantíssima, a tecnologia tem um custo. O que esperamos é que novas técnicas para a produção de energia através de hidrogênio verde se desenvolvam, e essa produção, além de ecológica, possa se tornar mais barata.
Como sempre os links para os artigos completos nos títulos abaixo.
O QUE É O HIDROGÊNIO VERDE E COMO ELE É OBTIDO
Esta tecnologia está baseada na geração de hidrogênio — um combustível universal, leve e muito reativo — por meio de um processo químico conhecido como eletrólise. Este método utiliza a corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água. Por esta razão, se essa eletricidade for obtida de fontes renováveis, então produziremos energia sem emitir dióxido de carbono na atmosfera.
Esta maneira de conseguir hidrogênio verde, tal como indica a AIE, pouparia os 830 milhões de toneladas anuais de CO2 que se originam quando este gás é produzido por combustíveis fósseis. Da mesma forma, substituir todo o H2 cinza mundial significaria 3.000 TWh renováveis adicionais por ano — similar à demanda elétrica atual na Europa —. Contudo, há algumas interrogações sobre a viabilidade do hidrogênio verde pelo seu alto custo de produção. São dúvidas razoáveis que irão desaparecendo conforme a descarbonização do planeta avance e, como consequência, se torne mais barata a geração de energia renovável.
Maior usina de hidrogênio verde do mundo será construída no Ceará; investimento de US$ 5,4 bilhões
AEnegix Energy, uma empresa australiana, anunciou o projeto de hidrogênio verde Base One em conjunto com o governo cearense, com investimento na ordem de US$ 5,4 bilhões. Nos termos do memorando assinado com o governador Camilo Santana, a Enegix criará a maior usina de hidrogênio verde do mundo, que produzirá mais de 600 mil toneladas de hidrogênio verde por ano a partir de 3,4 GW de potência firme – máxima produção contínua de energia que poderá ser obtida – a partir de projetos eólicos e solares combinados.
O projeto Base One estará em uma localização estratégica para a produção de hidrogênio verde da Enegix com acesso direto a todos os principais mercados internacionais via frete oceânico. Uma área industrial de 500 hectares foi reservada no Porto de Pecém para permitir o processo de eletrólise. A instalação será operada usando energia renovável com zero emissões e aproveitará o grande potencial de energia renovável que o Ceará tem disponível, desde a energia solar e eólica onshore até a offshore, permitindo assim que o projeto Base One seja expandido para uma potência de até 100 GW para atender à demanda global.
sábado, 17 de julho de 2021
Camila Cabello - Havana - Fusion / Rock cover by Halocene
sexta-feira, 16 de julho de 2021
Pré-campanhas esquentam no Brasil
Os pré-candidatos à Presidência da República para o próximo ano começam a se mexer além da internet. É o que mostra o artigo abaixo, assinado por Caio Sartori. E parece que a praça considerada chave pela maioria dos pré-candidatos é o Rio de Janeiro.
O Estado do Rio de Janeiro, com ênfase em sua capital, é o terceiro colégio eleitoral do país, além de todos os outros fatores colocados por Sartori, e é um dos mais afetados pelas crises provocadas pela política neoliberal dos 30 anos de redemocratização, mais fortemente nos últimos 6 anos, desde que começou o processo de impeachment de Dilma Roussef.
quinta-feira, 15 de julho de 2021
Ciência e Desenvolvimento
O papel crucial que a pesquisa e o desenvolvimento científico têm para o desenvolvimento de um país, e o erro cometido no Brasil.
quarta-feira, 14 de julho de 2021
Delação que pode abalar de vez o Poder
A viuva do ex-Capitão PM Adriano da Nóbrega, Julia Emilio Mello Latufo, está em negociação com promotores para a realização de uma delação premiada. Julia é acusada de ter herdado o comando das operações ilegais do ex-Capitão assassinado no interior da Bahia alguns meses atrás, e pode ter informações e provas importantes sobre alguns assassinatos no Rio de Janeiro, principalmente o de Marielle Franco e seu motorista, Anderson Barros.
Mas uma delação de Julia Latufo pode não apenas colocar luz sobre vários assassinatos ocorridos em terras fluminenses, inclusive alguns políticos, mas também nas próprias bases do poder político central instalado no Planalto. E se já tivemos casos de assassinatos com tentativas de ligação ao poder central, esses tinham sempre a ação de forças de segurança e inteligência governamentais, mas pela primeira vez a suspeita da ligação do poder está estreitamente ligada ao submundo do crime organizado.
Não a toa já tivemos interferências e pressões externas no MPRJ, e as promotoras Simone Sibilio e Leticia Emile pediram exoneração de seus cargos, alegando justamente essas interferências e pressões como motivo.
A questão toda é quem irá assumir as investigações, e como isso será conduzido. Uma delação pode ter alcance desastroso para muita gente envolvida com o poder, a dúvida é até que ponto?
terça-feira, 13 de julho de 2021
Letalidade policial vai a zero
Bem, vamos a algumas ponderações importantes de serem feitas, porque apesar de bom, o artigo abaixo também é tendencioso. A primeira situação que acho interessante o fato de terem pego um período de 10 dias e arredondado para duas semanas, embora o período esteja mais perto de uma. Bobagem? Talvez, mas era mais fácil dizer que foi um período de 10 dias e comparar a outros períodos de 10 dias do próprio ano.
Mas apesar de a reportagem buscar uma justificação desnecessária, a verdade é que a câmara acionada independetemente da vontade do policial tende sim a diminuir a violência e a letalidade das forças de segurança pública, seja no Brasil, seja em qualquer lugar do mundo. Isso se torna mais verdade quanto mais sério seja o sistema jurídico-legal do país.
Só que não podemos esperar que as mortes em ações policiais acabem totalmente, porque em situações de conflito, que muitas vezes descambam para o uso de armas de fogo, ou brancas, eventualmente teremos realmente situações em que os policiais precisarão defender suas vidas, e uma morte ou outra ocorrerá. Entretanto, algumas que vieram a beneficiar determinadas figuras da República, e também alguns endinheirados, talvez não tivessem ocorrido. Isso sem contar a carnificina que se vê nas comunidades pobres e favelas do país.
Ou seja, as câmaras podem fazer com que os policiais atuem como policiais, não como justiceiros a cargo do erário público, como muitas vezes acontece.
Câmera na farda: Rota, uma das tropas mais letais da PM de SP, zera mortes após uso do dispositivo
A Rota, uma das tropas da Polícia Militar (PM) que mais matam em São Paulo, passou a usar câmeras nos uniformes dos agentes para tentar flagrar possíveis desvios de conduta, desde o último dia 4
Até o dia 14 de junho, quase duas semanas depois, não foi registrado nenhuma morte em decorrência de intervenção policial envolvendo policiais da Rota
O último caso de morte com a participação de policiais militares da Rota foi registrado no dia 31 de maio, quando a tropa ainda não usava as câmeras
As Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), uma das tropas da Polícia Militar (PM) que mais matam em São Paulo, passaram a usar câmeras nos uniformes dos agentes para tentar flagrar possíveis desvios de conduta, como abusos de autoridade e violência policial, desde o último dia 4.
Até o dia 14 de junho, quase duas semanas depois, não foi registrado nenhuma morte em decorrência de intervenção policial — nome dado pelas forças de segurança para mortes envolvendo agentes do estado — envolvendo policiais da Rota.
A informação foi inicialmente divulgado pelo portal "Notícia Preta" e confirmada pela reportagem do Yahoo! Notícia junto à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
A Rota foi o batalhão que mais matou suspeitos de crimes em 2019 no estado de São Paulo, sendo considerada a tropa mais letal da Polícia Militar paulista, de acordo com dados da Ouvidoria da Polícia Militar. Naquele ano, foram registradas 101 mortes causadas por policiais durante confrontos.
segunda-feira, 12 de julho de 2021
A nota infeliz das FFAA
O Ministério da Defesa, amparado pelas Forças Armadas brasileiras emitiram uma nota muito infeliz ontem após críticas do presidente da CPI da Covid, Senador Omar Aziz, sobre as acusações de corrupção que pairam sobre alguns integrantes de nossas valorosas "forças de defesa", e que vieram à luz devido aos trabalhos da CPI da Covid, presidida por Aziz.
Nossos "bravos" comandantes militares levantaram a voz, e ao invés de abrir sindicâncias internas e, caso confirmadas as denúncias, punir os faltosos, ameaçam aqueles que investigam fatos e atos. Claro que fatos e atos humanos são cometidos por humanos, e claro também que, via de regra, acabam por chegar a pessoas. A profissão dessas pessoas não importa.
Como também a declaração do Senador Omar Aziz não teve absolutamente nada de ofensiva às FFAA brasileiras, já que ele em momento algum atacou as corporações às quais pertencem os envolvidos nas denúncias, tendo inclusive tido o cuidado de deixar claro que "há membros do lado podre das FFAA envolvidos em falcatruas dentro do Governo, e os bons das FFAA devem estar muito envergonhados".
Sim, todas as profissões, todos os segmentos de qualquer sociedade tê pessoas boas e ruins, têm pessoas honestas e desonestas, e as FFAA brasileiras não são exceção. Como também as FFAA brasileiras não são parte da elite da sociedade nacional. Basta lembrar que por ela passaram e passam Bolsonaro, Mourão, Pazuello, etc. Se esse pessoal é elite de alguma coisa, não quero conhecer a escória.
Mas isso não é uma crítica às FFAA no sentido de serem elas boas ou ruins, mas de que seus quadros são como todos os quadros do país, formado por gente extremamente séria e capaz, e também por alguns que não são tão sérias, ou que não são capazes. Temos isso entre engenheiros, médicos, advogados, professores, etc.
A crítica aqui é exatamente a mesma que o Senador Aziz fez, de que há membros ruins nas FFAA brasileiras, que os que são bons militares devem estar envergonhados, mas como eu já tenho os desdobramentos da crítica feita pelo Senador acrescento o fato de que os Comandantes das FFAA cometeram insubordinação, e que o Ministro da Defesa, Braga Neto, foi extremamente infeliz e fora do tom na nota que emitiu. Isso é piorado na entrevista dada pelo Comandante da Aeronáutica, o Tenente-Bragadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr, quando fez ameaças explícitas ao processo democrático, quando advoga às FFAA um direito de intervenção que elas não têm, e volta a colocar as FFAA ao lado de um (des)Governo irresponsável, incompetente, mentiroso, corrupto e genocida.
O problema é que, quando membros de um órgão de Estado se põem a serviço de um governo, eles se confundem com esse governo, e aí sim há o risco sério de se manchar o nome desse órgão de Estado.
E esse é o caso aqui. O Senador Aziz não generalizou nada - mentira da nota do Ministério da Defesa - mas o fato de um General da ativa ter assumido o Ministério da Saúde, ter feito uma gestão horrorosa, ter nomeado vários outros militares da ativa e da reserva para este Ministério, e sobre vários deles pairarem acusações e suspeitas de corrupção, isso sim suja e mancha o nome dos órgãos de Estado aos quais pertencem esses que corroboraram a infeliz nota emitida pelo MD, e que foi corroborada por eles.
No fim um golpe de estado pode não ser algo impossível. Talvez nem mesmo a sua manutenção seja impossível, por mais que isso pareça anacrônico, e inadmissível. Mas é certo que um golpe de estado lançará o país nas trevas do obscurantismo, do atraso econômico, do retrocesso civilizatório, tornará o país um pária, e dificilmente haverá um grande acordo nacional que venha mais uma vez garantir anistia a criminosos.
Talvez isso não seja uma boa ideia.
domingo, 11 de julho de 2021
Tempo ao contrário?
Quando achamos que já vimos tudo, alguém chega com uma hipótese nova, que tem capacidade para revolucionar o universo, e o entendimento que temos dele.
O que consta da reportagem abaixo tem potencial mais que suficiente para isso.
Como sempre o link para a reportagem completa no título abaixo.
A propósito, seria esse o universo de Benjamin Button?
Nasa encontra Universo paralelo criado pelo Big Bang onde tempo passa ao contrário
Karol Gomes - 21/05/2020
Cientistas de um grupo financiado pela Nasa descobriram evidências de um provável ‘universo paralelo‘ onde o tempo passa ao contrário. Parece roteiro de filme de ficção científica — mas pode ser pura realidade.
O ‘universo paralelo‘ está localizado na Antártica e foi encontrado com ajuda da Antena Impulsiva Transiente da Antártica (Anita). Mas esta não era exatamente a busca que os cientistas estavam fazendo. A intenção real era investigar os ‘ventos‘ de partículas de alta energia vindas do espaço.
sábado, 10 de julho de 2021
Paramore - Decode (Violet Orlandi ft Barbie Sailers COVER)
quinta-feira, 8 de julho de 2021
1º Debate dos Presidenciáveis do Centro Democrático
quarta-feira, 7 de julho de 2021
A Platinada apresenta suas armas
A Platinada, um partido político mal disfarçado de empresas de comunicação está sem pai nem mãe. A debacle do PSDB como partido neoliberal representativo em nível nacional: a cisão do DEM entre extremistas de direita, espertalhões do centrão, e neoliberais perdidos no tiroteio; o MDB afundado num eterno mar de lama, com as poucas figurar de respeito do partido sendo personas non grata na sede da empresa; com os outros partidos de cunho centro-direita com representações que alcançam no máximo relevância estadual, e a Platinada estava perdida, louca atrás de um candidato para chamar de seu.
Pois bem, parece que Eduardo Leite ter saído do armário (eu nem sabia que ele estava dentro, já que isso não me diz respeito), e uma mocinha que desde nova já tem o péssimo costume de distorcer, mentir e trair - mostrando ser já uma política de primeiro time - e a Platinada parece ter arranjado dois candidatos novinhos, bonitinhos, que eles esperam possam criar empatia com o eleitorado, e para que eles possam chamar de seus. Como já fizeram com Collor, com Aécio Neves, com Serra, e que nós sabemos bem no que deram todos eles.
Só isso para explicar o estardalhaço que a platinada vem fazendo com aparições massivas de Tábata Amaral e Eduardo Leite em seus programas eleitorais mal disfarçados de jornalísticos.
Que os brasileiros fiquem atentos, muito atentos, porque tal qual o que os EUA dizem ser bom para o Brasil só é bom para os EUA, também acontece com a Globo, e o que ela diz ser bom para o Brasil só é bom para os Marinho e alguns amiguinhos deles.
Essas armas só serão voltadas contra o Brasil e seu povo.
terça-feira, 6 de julho de 2021
O Cabo, a CPI, o Palácio, a eleição, e o futuro do país
Na semana passa o depoimento do Cabo da PM de Minas Gerais, Luiz Dominghetti, abalou não apenas a CPI e sua condução, mas o próprio Cabo também se enrolou com suas histórias. Reuniões com altos funcionários da administração pública, pedidos de propina de USD 1 por dose, denúncias a Deputados, Coronéis da Reserva da PM MG, vacinas que não existem sendo vendidas, a aproximação do MS através de um pastor, uma empresa estranha num país estrangeiro e suspeito, uma prova em que foi identificada adulteração no próprio local da CPI (sou seja, com meios precários de análise técnica), demissões, respingos ferventes em Pazzuelo, e um Policial Militar exercendo atividade ilegal, e finalmente a reviravolta da acusação de Dominghetti ser um "cavalo de troia".
UFA! Muita coisa para uma fofoca só.
Vamos àquilo que é muito importante, e que Reinaldo Azevedo chama de ICI, ou índice de coincidências incríveis. O esperto Cabo PM começou a trabalhar paralelamente, informalmente (e ilegalmente) como intermediário de medicamentos há 1 ano e meio, e apenas no ano de 2021 como intermediário na venda de vacinas. Interessante que o (des)Governo começou um pouco antes, que há fortes indícios de ligações desse (des)Governo com grupos milicianos e PMs, e que há fortes indícios de que estas fraudes, ou tentativas de, têm ligações com figuras íntimas do círculo de poder do líder supremo e sua família, e de sua alugada base de apoio, tendo inclusive algumas das figuras citadas nesse atabalhoado depoimento tendo sido indicados por Eduardo Pazuello (sic), o incompetente especialista em logística.
Mas com essas atividades paralelas o Cabo acabou envolvido num esquema "estranho", em que se pedia superfaturamento de USD 1 para cada dose de vacina da AstraZeneca, em uma negocição que envolveria 400 milhões de doses. Ora os grandes laboratórios não negociam - ao menos oficialmente - sem que seja diretamente com Governos centrais ou seus legítimos prepostos - como a Fiocruz. Isso é mais que sabido por autoridades de saúde. De onde esses altos funcionários do MS tiraram a ideia de que um Cabo PM teria contatos com uma empresa suspeita e que estes teriam 400 milhões de doses para vender ao governo brasileiro, ainda mais com o pagamento de propina?
Aí o zeloso Cabo denunciou o esquema, ou tentativa de esquema - a simples tentativa já é crime - pra um Coronel da Reserva da PM, e para um parlamentar do baixíssimo clero. Por óbvio nada foi feito sobre o assunto.
Da mesma forma essas essas tentativas de tratativas eram feitas em locais públicos, mas onde os sistemas de vigilância já não mantém mais registro do que ocorreu em suas dependências devido o tempo decorrido entre os encontros e a denúncia.
O sujeito ainda leva um áudio adulterado como prova para a CPI. O áudio tenta comprometer o Dep. Luiz Miranda, aquele que na outra semana fez pesadas acusações de corrupção dentro do MS de Pazuello, acusações essas que banhavam diretamente o líder supremo. Isso é uma claríssima tentativa de desacreditar Luiz Miranda. Mas por que alguém se arrisca a ser preso, a tentar plantar uma prova falsa que desacredita alguém numa investigação parlamentar, se o que esse alguém falou não é verdade?
Com isso tudo, a acusação de atividade paralela que o Cabo exercia de forma informal, e também ilegal, não passa de uma cerejinha nesse bolo, e que só enrola a ele mesmo, e a quem o contratou.
Mas as acusações de ter sido usado como cavalo de troia (estaria mais para burro), bem essas têm que ser muito bem investigadas, porque seria mais uma tentativa - séria e tosca - de o (des)Governo intervir em outro poder da República.
Mas como isso abala a CPI? Não teria sido uma bênção para os investigadores uma figura tão singular aparecer com depoimento e evidências tão claras numa direção?
Bem, seria, caso o sujeito que tenta implantar uma prova falsificada tivesse saído de lá algemado, mas como isso não ocorreu, e com a desculpa mais do que esfarrapada para que isso não ocorresse, a CPI se desmoraliza como empreitada, como instituição, e como propósito.
Mas isso também desmoraliza o Palácio, de onde parecem emanar essa e outras tentativas patéticas de desacreditar as investigações, e acaba por vestir uma carapuça, seja ele responsável por essas tentativas ridículas, seja ele culpado, ou não.
Só que quando algo parece estar errado por muito tempo, ainda que se prove que o erro era só aparência mesmo, a semente desse erro já terá germinado, e tudo vira erro, por mais certo que seja.
Pela frouxidão com que se tratam tentativas ridículas de interferência como essa, aí mesmo é que vemos que essa CPI não busca verdade nenhuma. Seu objetivo parece ser mesmo apenas a desestabilização política do líder supremo a médio prazo, de forma a desgastá-lo para a próxima eleição.
Mas essa turma esquece que nem tudo se resolve nos gabinetes fechados de Brasília, e um povo faminto e abandonado pode ser muito grato àquele que lhe dê algo de comer, mesmo que este lhe tenha espancado pouco tempo antes.
Nossos geniais políticos ainda não entenderam que a eleição não é hoje, que com os novos meios de comunicação a classe média (mais espremida que nunca) que enche as ruas nessas manifestações já não é mais a formadora de opinião que um dia foi, que o povo nunca acreditou em política, e que vive seu dia a dia atrás do pão que lhe permitirá apenas chegar ao próximo dia. Então, ou depõem Bolsonaro agora, ou há real e sério risco de ele se reeleger, e aí sim, aplicar um autogolpe, respaldado por uma reeleição, por uma CPI fracassada, e por uma população que não acredita em políticos.
Como o próprio Haddad já disse em entrevista este ano, a política no Brasil muda em questão de dias, imaginem de mais de um ano que falta para a próxima eleição. O líder supremo não caiu, ele segue sentado na cadeira da Presidência, e irresponsavelmente estão dando a ele o tempo que precisa para reverter a situação em que se encontra.
Hiperinflação? Teto de Gastos? Ideologia? Dívida Pública? Soberania do país? Povo? Futuro da Nação? Alguém realmente acha que ele se preocupa com isso? Iludido. O líder supremo se preocupa com ele, com "suas filhinhas" e com quanto eles poderão sair dessa aventura. Só.
E do jeito que está o líder supremo tem a faca e o queijo nas mãos, basta cortar.
Ele precisa ser parado enquanto é tempo.
segunda-feira, 5 de julho de 2021
As manifestações anti Bolsonaro
O último sábado foi novamente marcado por extensas manifestações a favor do impeachment de Bolsonaro. E com extensas quero dizer que essas manifestações estão contando com cada vez mais manifestantes, e cada vez mais organizada.
Não dá para os politiqueiros que apoiam o (des)Governo de Bolsonaro fingirem que nada está acontecendo, e dará menos ainda se os manifestantes começarem a lembrar os nomes desses politiqueiros, o que colocará em risco até mesmo suas chances nas próximas eleições.
E temos algumas observações muito positivas a mais a fazer sobre tais manifestações. A primeira é que o PDT voltou a aparecer de forma consistente nos protestos por todo o país contra o Presidente. Mas não apenas apareceu, como levou suas bandeiras históricas, e suas aspirações atuais.
Outro importante marco, embora este tenha sido restrito à capital paulista, foi a presença do PSDB, onde um pequeno grupo levou bandeiras, o número representativo de seu partido, e a esperança de um país mais democrático.
Mas também tivemos notas muito tristes, com alguns ativistas do absolutamente inexpressivo PCO agredindo manifestantes do PDT e do PSDB, REDE, PSB e Central Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras. As cenas mais divulgadas aconteceram na capital paulista, mas não só lá. Na capital fluminense e em outras capitais também houve notícias de agressões dessa monta. Pior é que essas agressões foram dirigidas principalmente a mulheres, e ao pequeno grupo de tucanos paulistanos.
Sem dúvida uma atuação truculenta, covarde, absolutamente nada democrática, e burlesca, porque é uma tentativa de se apoderar de uma manifestação que eles, até poucos dias atrás, eram contrários, e transformar isso em palanque para o político que mais corrompe na história moderna do país.
Mas não para por aí. Em Campinas o muito democrático PT tentou impedir o PDT de se manifestar oralmente aos manifestantes, e ainda veio com a desculpa esfarrapada de que era uma reação aos posicionamentos de Ciro Gomes quanto ao imaculado ex-Presidente e ex-presidiário Lula.
Só para lembrar, enquanto PDT, REDE, PV, PSB, e mais alguns partidos já se mobilizavam em movimentos como o "janelas pela democracia", o PT vinha com história de que impeachment era remédio excessivo para Bolsonaro.
E para esclarecer, ainda que Bolsonaro não seja culpado pelas 524.000 mortes que enlutam o país, ele é culpado por algumas centenas de milhares desse total. Culpado com suas irresponsabilidade, incompetência, ignorância, ideologia barata, e sua total falta de empatia para algo que não seja ele e "suas filhinhas".
Além disso as manifestações não são um arranjo feito a portas fechadas em Brasília pela "imaculada" cúpula petista e seus aliados estranhos, conseguidos estranhamente, não são o monopólio de um partido, e muito menos de uma corrente política. Elas são uma manifestação da maioria da população brasileira, que rejeita o (des)Governo, e cobra consequências para as várias ações criminosas tomadas pelo líder supremo e seus asseclas.
Seja como for isso depõe apenas contra o próprio PT.
E eu torço para que essas manifestações possam deixar de legado ao país não uma volta a um passado sem base, mas base para um futuro diferente. Um futuro que emancipe seu povo, que retome verdadeiramente a soberania deste sobre seu país, e que reserve a esse povo não dias de picanha e cerveja, mas dias de progresso, de orgulho, de trabalho, de dignidade, de segurança e até de picanha e cerveja, porque ninguém é de ferro.
Alô Lira, não vai falar nada?
domingo, 4 de julho de 2021
Encontro de Titãs
Uma estrela de nêutrons, ou seja, uma estrela com massa várias vezes maior que a de nosso sol concentrada em poucas dezenas de quilômetros de diâmetro, colide com um buraco negro (ou é engolida por ele), que tem massa várias vezes ainda maior. Essa foi a descoberta relatada no artigo abaixo. O resultado são ondas de choque que ainda reverberam pelo universo centenas de anos depois. E não foi uma, mas sim duas colisões.
A princípio pode parecer apenas curiosidade, mas novos fenômenos físicos podem ser observados e estudados a partir destas observações e estudos, e aí sim, poderemos vir a ter aplicações práticas de termos conseguido observar um fenômeno desses.
Muito ainda a ser descoberto, muito a avançarmos.
E o homem ainda morre de fome, sede, e se preocupa com o que os outros fazem em suas vidas privadas.
Por Peter Dockrill
Publicado na ScienceAlert
Pela primeira vez, os cientistas confirmaram inequivocamente a colisão de um buraco negro e uma estrela de nêutrons: o momento fatídico em que dois objetos extremos se unem em um evento tão imensamente poderoso que suas ondulações pelo cosmos ainda podem ser discernidas um bilhão de anos depois.
Em um novo estudo que confirma essa observação inédita, os pesquisadores detalham a detecção de ondas gravitacionais resultantes de duas fusões de estrelas de nêutrons e buracos negros separadas – cada uma registrada por astrônomos com apenas 10 dias de intervalo em janeiro de 2020.
“É um marco incrível para o campo nascente da astronomia de ondas gravitacionais”, disse a astrofísica Rory Smith do Centro de Excelência para Descoberta de Ondas Gravitacionais (OzGrav) da Universidade Monash, na Austrália.
“As estrelas de nêutrons que se fundem com os buracos negros estão entre os fenômenos mais extremos do Universo. Observar essas colisões abre novos caminhos para aprender sobre a física fundamental, bem como como as estrelas nascem, vivem e morrem”.
Surpreendentemente, essa descoberta astronômica não foi feita agora, mas duas vezes, conforme relata uma colaboração internacional de milhares de cientista
sábado, 3 de julho de 2021
Nirvana - Smells Like Teen Spirit (Violet Orlandi COVER)
sexta-feira, 2 de julho de 2021
Devagar Franco?
A ONU enviou carta ao (des)Governo Brasileiro avisando que o projeto de reforma da Lei Antiterrorismo (PL 1595) desrespeita acordos internacionais adotados pelo Brasil, e sua aprovação colocaria o Brasil no incumprimento das obrigações assumidas internacionalmente.
Depois de 2 anos e meio de perseguições a minorias, populações nativas, ataques à imprensa, a países e líderes estrangeiros sem nenhum motivo minimamente aceitável, ataques a instituições nacionais e internacionais, etc, a ONU finalmente percebeu que o (des)Governo Bolsonaro ameaça a democracia.
Me lembra muito um personagem satírico criado pelo Casseta e Planeta, o Devagar Franco, que sempre tentava pegar uma tartaruga e nunca conseguia.
Rápida essa ONU, heim? Conseguiu perceber que algo está errado ainda durante o mandato de Bolsonaro.
E se vocês acham que eles irão ao Brasil para depor o líder supremo, esqueçam. Mas isso abrirá portas para que se apliquem sanções políticas, econômicas, e financeiras. O que estava muito ruim pode piorar ainda mais.
E também é mais um motivo para removerem o líder supremo de suas obrigações (uma vez que ele não as cumpre). Ou vão esperar a coisa azedar de vez? É um Congresso de "Devagares Francos", cúmplices, ou irão cumprir suas obrigações?
Governo Bolsonaro entra no radar da ONU por ameaças à democracia
A organização enviou alerta ao governo sobre PL que tramita no Congresso e que, sob a justificativa de “combate ao terrorismo”, infringe acordos internacionais sobre as liberdades individuais e de associação