Sei que semana passada eu abusei com um vídeo de 1h42min, mesmo que fosse um ótimo vídeo. Para compensar hoje trago um video curto, de pouco mais de 8 min, e onde Fausto Oliveira do canal da Revolução Industrial Brasileira, traz um ótimo quadro da situação brasileira, baseado em artigo de Paulo Gala no Valor Econômico.
Aqui um parêntesis, já que de vez em quando estes assuntos são abordados na imprensa que defende o pensamento econômico hegemônico do Brasil. A importância desse artigo é pelo momento, quando esse assunto finalmente começa a romper, não a bolha da imprensa que defende o assunto, mas a das universidades, único lugar onde tais temas foram tratados, quase que exclusivamente, nos últimos 25 anos. Exceções aconteciam, mas sempre na imprensa alternativa. Agora o tema volta a tomar relevância na sociedade, graças aos novos meios de propagação de informação, e ao trabalho de gente como Ciro Gomes, Paulo Gala, Bresser Pereira, o próprio Fausto Oliveira.
Se o Brasil quiser ser uma Nação, um dia terá que deixar essas bobagens ideológicas do neoliberalismo e retomar políticas de desenvolvimento, e quanto mais cedo fizer isso, mais fácil e menos traumático será.
Nenhum comentário:
Postar um comentário