domingo, 18 de julho de 2021

Ceará na ponta

O Ceará deverá receber a maior usina de energia verde a base de hidrogênio do mundo: entenda abaixo a importância disso e como funciona a tecnologia.

Mas apesar de ecologicamente importantíssima, a tecnologia tem um custo. O que esperamos é que novas técnicas para a produção de energia através de hidrogênio verde se desenvolvam, e essa produção, além de ecológica, possa se tornar mais barata.

Como sempre os links para os artigos completos nos títulos abaixo.

O QUE É O HIDROGÊNIO VERDE E COMO ELE É OBTIDO

Esta tecnologia está baseada na geração de hidrogênio — um combustível universal, leve e muito reativo — por meio de um processo químico conhecido como eletrólise. Este método utiliza a corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água. Por esta razão, se essa eletricidade for obtida de fontes renováveis, então produziremos energia sem emitir dióxido de carbono na atmosfera.

Esta maneira de conseguir hidrogênio verde, tal como indica a AIE, pouparia os 830 milhões de toneladas anuais de CO2 que se originam quando este gás é produzido por combustíveis fósseis. Da mesma forma, substituir todo o H2 cinza mundial significaria 3.000 TWh renováveis adicionais por ano — similar à demanda elétrica atual na Europa —. Contudo, há algumas interrogações sobre a viabilidade do hidrogênio verde pelo seu alto custo de produção. São dúvidas razoáveis que irão desaparecendo conforme a descarbonização do planeta avance e, como consequência, se torne mais barata a geração de energia renovável.

Maior usina de hidrogênio verde do mundo será construída no Ceará; investimento de US$ 5,4 bilhões

AEnegix Energy, uma empresa australiana, anunciou o projeto de hidrogênio verde Base One em conjunto com o governo cearense, com investimento na ordem de US$ 5,4 bilhões. Nos termos do memorando assinado com o governador Camilo Santana, a Enegix criará a maior usina de hidrogênio verde do mundo, que produzirá mais de 600 mil toneladas de hidrogênio verde por ano a partir de 3,4 GW de potência firme – máxima produção contínua de energia que poderá ser obtida – a partir de projetos eólicos e solares combinados.

O projeto Base One estará em uma localização estratégica para a produção de hidrogênio verde da Enegix com acesso direto a todos os principais mercados internacionais via frete oceânico. Uma área industrial de 500 hectares foi reservada no Porto de Pecém para permitir o processo de eletrólise. A instalação será operada usando energia renovável com zero emissões e aproveitará o grande potencial de energia renovável que o Ceará tem disponível, desde a energia solar e eólica onshore até a offshore, permitindo assim que o projeto Base One seja expandido para uma potência de até 100 GW para atender à demanda global.



Nenhum comentário:

Postar um comentário