segunda-feira, 26 de julho de 2021

As manifestações do dia 24 de julho

O cerco nas ruas aumenta. O número de manifestantes, a organização, e o alcance das manifestações pelo término prematuro do (des)Governo Bolsonaro têm se intensificado em tamanho e em ocupação de espaços. Mas há que se observar que as manifestações devem buscar a deposição do atual ocupante da cadeira da Presidência, e não faltam motivos para que ele sofra o impeachment, ainda que ele tenha agido politicamente de forma a se manter na cadeira, mesmo que isso signifique fazer tudo diferente do que prometeu em termos de política, e abrir cada vez mais espaços ao chamado Centrão.

E é por isso que ele não cai, porque o Centrão não tem ideologia outra que não seja meter as mãos nos cofres públicos, e Bolsonaro tem sido extremamente complacente com essa ideologia, e ao que as investigações da CPI da Covid vêm indicando, participado ativamente nela.

Borba Gato

E o bandeirante Borba Gato acabou queimado na fogueira. Claro, sua estátua, mas o ato é absolutamente sem propósito. É verdade que ele escravizou e perseguiu índios em sua época, no final do Séc. XVII e início do XVIII. Não podemos querer julgá-los com os valores de hoje. Em sua época isso era não apenas aceito, mas incentivado. Se hoje não se aceitam esses ideiais - e é corretíssimo que não se aceitem - não se pode negar a importância que essas figuras tiveram para o construção do país que temos. 

No momento é complicado levar essas estátuas para museus, porque os poucos que temos são normalmente muito mal cuidados, não têm espaço, etc. Mas pode ser mais um ponto para se pedir mudanças nos rumos do país. A História não pode ser apagada, os golpistas e ditadores de 64 existiram, a República foi proclamada, e nos separamos de Portugal. Todos os valores que levaram a esses fatos históricos podem não ser os mesmos que norteiam a sociedade brasileira hoje, eles podem ser anacrônicos, mas isso não significa que não devemos estudá-los, lembrá-los, e entender com eles, nem que não seja para não repeti-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário