terça-feira, 31 de agosto de 2021

O que ele resolve?

Antes de tudo vamos entender uma coisa, a inflação é uma questão macroeconômica, e salvo raros e específicos fenômenos locais que atingiriam apenas uma pequena região, ou até mesmo uma região maior, os preços costumam ser alinhados às condições dadas pela macroeconomia. Mas estes fenômenos costumam se restringir a um ou outro artigo, ou segmento econômico. Um exemplo é uma seca muito prolongada no Sul, que pode fazer com que o preço de alguns alimentos aumente. Ainda assim tal fenômeno ainda está na esfera macroeconômica, e esta apenas é afetada por uma situação regional específica e passageira.

Agora vamos entender uma segunda situação, também fundamental para esta postagem. Quem gere a macroeconomia é o Governo Federal. Os governadores não têm absolutamente nenhuma ingerência sobre a macroeconomia, o que deixa a responsabilidade sobre o controle da inflação, que como já dissemos é uma questão macroeconômica, por conta única e exclusiva do Governo Federal.

De onde Jair Bolsonaro tirou a ideia estúpida de que os governadores têm que ajudar no combate à inflação? Governadores não têm responsabilidade, força, ou ferramentas para empreender políticas anti-inflacionárias, ainda mais quando essa inflação é de custo, provocada pela desvalorização da moeda brasileira, já que a maioria do que consumimos é importado. Sim, porque ainda que tenhamos algumas indústrias no Brasil, os insumos principais são importados, desde o pão francês, passando por remédios, carros, e chegando aos aviões da Embraer.

Aí vão dizer que os governadores podem abaixar impostos estaduais. Não, não podem não. Os estados de nossa federação não imprimem dinheiro, e têm contas a pagar, estando a maioria já inadimplentes, ou à beira da inadimplência. A diminuição de seus impostos significa queda na arrecadação já precária da maioria deles, e um agravamento da problemática situação financeira dos estados.

O que pode e precisa ser feito é uma política séria de reindustrialização do país, substituindo importações, melhorando nossa pauta exportadora, fazendo com que o agronegócio passe a ser um ganho a mais na nossa balança comercial, e a produção brasileira volte a ter algo grau de componentes nacionais, principalmente de alto valor agregado. Isso diminui a pressão do câmbio sobre os preços internos, melhora arrecadação de todos os entes da Federação, gera empregos de boa qualidade, e estabiliza de verdade a economia, que vem servindo a um rentismo irresponsável e inconsequente há mais de 30 anos. O Brasil precisa sair dessa armadilha que já o levou a perder décadas de desenvolvimento, e que a persistir pode tornar o país apenas um amontoado de miseráveis tentando sobreviver em meio a imensa riqueza que o Brasil possui.

Bolsonaro: Não consigo resolver inflação sozinho, dependo dos governadores

Sofia Aguiar e Gustavo Côrtes

Em Brasília

26/08/2021 10h18Atualizada em 26/08/2021 10h20

O presidente Jair Bolsonaro voltou a avaliar que a economia brasileira "está se recuperando", porém a retomada, de acordo com ele, "não vai ser tão rápida quanto muitos querem'". 

Diante da alta da inflação no país, o chefe do Executivo disse que há solução, mas acrescentou: "Não consigo resolver sozinho, passa pelos governadores".

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Vai dar em alguma coisa?

Os EUA foram governados por Donald Trump, que cometeu inúmeros desvios enquanto ocupava a cadeira mais importante do mais poderoso país do mundo. Não que Biden seja lá muito melhor. Basta ver o que acontece no Afeganistão após a retirada precipitada das tropas americanas da área e podem tirar suas conclusões.

Mas a questão aqui é Trump. E entre os muitos desvios cometidos pelo ex-presidente dos EUA está o fato de que, no mínimo, tinha simpatia por grupos de extrema direita, como supremacistas brancos, já que defendia publicamente alguns dos posicionamentos desses grupos, mas não é difícil imaginar que havia algo a mais do que simples simpatia.

E é isso o que as ações impetradas contra o Trump esperam. Antes de tudo provar os crimes e ligações com grupos reacionários, e muitas vezes criminosos frente a legislação americana, e claro, uma bela indenização pelos prejuízos causados pelas ações irresponsáveis e mal pensadas do ex-presidente.

Se vão conseguir é outra história, mas caso as provas estejam no processo, a verdade é que é do interesse da sociedade americana que Trump seja punido. Os fatos havidos durante o último governo republicano nos EUA foram graves, e culminaram com a absurda invasão do Capitólio, a sede do poder Legislativo da nação do norte. Isso não foi espontâneo, e os culpados precisam ser exemplarmente punidos. Não é apenas um crime que está em julgamento, mas a própria democracia, porque se tais fatos passarem impunes, o recado passado será o de fraqueza, e de que a democracia pode ser suplantada por qualquer um, basta querer.

Sim, e no Brasil o processo que se constrói é semelhante, com a diferença que temos tempo para pará-lo antes que cause mais danos.

Como sempre o artigo completo está no título abaixo.

Agentes da polícia do Capitólio processam Trump pela invasão de 6 de janeiro

Sete agentes da polícia do Capitólio entraram com uma ação em tribunal contra o ex-Presidente norte-americano Donald Trump, acusando-o de ter incitado, de forma intencional, a invasão violenta da sede do Congresso norte-americano em janeiro passado.

A ação judicial também abrange aliados de Trump, como é o caso do amigo e antigo conselheiro Roger Stone e elementos da campanha do ex-governante, bem como membros dos grupos de extrema-direita Proud Boys e Oath Keepers, que também estiveram na zona do Capitólio e em Washington no dia da invasão da sede do poder legislativo norte-americano, em 06 de janeiro deste ano.

Os acontecimentos ocorridos nesse dia ficaram marcados pela morte de cinco pessoas e mais de uma centena de polícias agredidos por uma multidão composta por apoiantes do ex-Presidente norte-americano Donald Trump.

Cerca de 10 mil pessoas cercaram e várias centenas forçaram a entrada no Capitólio, quando os congressistas estavam a certificar o resultado das eleições presidenciais de novembro de 2020 e a vitória do atual Presidente, o democrata Joe Biden.

...

Outras duas ações judiciais de contornos similares foram apresentadas nos últimos meses por membros democratas do Congresso norte-americano.

domingo, 29 de agosto de 2021

O nascimento do abismo cósmico

Os cientistas conseguiram observar o nascimento de um buraco negro. 

Apesar do muito que já se pesquisou, teorizou, e até provou sobre os buracos negros, este ainda é um dos objetos mais fascinantes e intrigantes que temos conhecimento.

Agora os cientistas tiveram a oportunidade de observar o nascimento de um buraco nego, e isso pode dar ainda mais algumas resposta sobre eles.


Cientistas visualizam o nascimento de um buraco negro em tempo real

Em 12 de outubro de 2020, telescópios capturaram um evento em uma galáxia a 3 bilhões de anos-luz de distância da Terra, um forte brilho que, em seguida, se apagou. De acordo com cientistas, este pode ser um sinal relacionado ao nascimento de um buraco negro. "É realmente impressionante", indica Deanne Coppejans, astrofísica da Universidade Northwestern, Estados Unidos, se referindo ao show batizado de Camelo.


sexta-feira, 27 de agosto de 2021

O retrocesso lulista e a situação para 2022

Lula não entendeu as mudanças no Brasil? Na verdade essas mudanças já tinham ocorrido em 2018, mas elas são mais nítidas agora. O problema é que alguns que hoje o apoiam ainda não entenderam estas mudanças. No Nordeste essas mudanças são observáveis na população, mas elas são muito claras em algumas posições políticas, onde o bolsonarismo tomou forma, e onde a busca de uma opção que atenda melhor aos anseios da população também ganhou forma. A busca de uma opção fora da polarização bolsonarismo-lulimo talvez esteja mais consolidada do que o próprio bolsonarismo, que também se vê perdendo espaço lá. Basta dizer que na região, se Bolsonaro conseguir implementar o aumento e a expansão que pretende do bolsa-família, o apoio da população a Lula tenderá a derreter, assim como hoje derrete Bolsonaro.

No sudeste e Sul isso também se vê presente, mas numa resistência muito maior ao retorno de Lula, enquanto Bolsonaro ainda tem grandes focos de resistência (principalmente no Rio de Janeiro e no Sul), e numa encruzilhada sobre o que deveria se opor à polarização.

As regiões Centro-oeste e Norte seguem com amplo apoio a Bolsonaro e a Lula, com a opção sendo apenas algo distante na cabeça dessas pessoas.

Lula já percebeu isso. Em 2018 ele agiu como em 2014, achando que seu "dedo podre" elegeria aquele que ele indicasse, independente de ser bom ou ruim para o país. Hoje ele segue se cercando daqueles que o abandonaram à própria sorte, numa busca por um falso apoio, mas não fecha questão porque sabe que as tendências não estão consolidadas.

Da mesma forma tenta minar a candidatura de Ciro Gomes, e manter Bolsonaro como seu provável adversário de 2º turno. Sim, porque sabe que Ciro é o único que lhe faz ameaça no 2º Turno, e por isso mesmo Bolsonaro não pode ser derrubado ou desidratar a ponto de estar fora da disputa na reta final.

Assim o retrocesso lulista se dá na busca das mesmas alianças que levaram o país ao golpe de 2016, o levaram à cadeia, e que representam algo retrógrado e conservador, onde Lula tentará acomodar suas políticas sociais de entrega de esmolas à população mais pobre. Ou seja, o mesmo que fez antes.

Ao mesmo tempo estamos ainda a cerca de 14 meses da próxima eleição. O quadro pode mudar drasticamente. Como eu disse, se Bolsonaro conseguir aumentar e extender o bolsa-família ele volta com força ao jogo, se não a tendência é que esteja até fora do 2º turno, talvez das eleições. Ciro é a mais viável opção à polarização, e a única opção ao sistema. Seja com Lula, Bolsonaro, ou qualquer um dos outros partidos que discutem um nome de consenso para se oporem à polarização, os antagonismos são apenas de nome e discurso, mas a essência é a mesma, neoliberal, entreguista, privatista no sentido mais doloso do termo. 

O único que apresenta um projeto diferente deste é o PDT de Ciro Gomes. E ao mesmo tempo que Ciro já está resolvido dentro do partido, ele e o partido já disseram que não abrem mão de seu projeto. Não que ele não possa ser debatido, alterado em alguns pontos, flexibilizado em alguns, acrescentados outros, mas o PDT e Ciro não irão apoiar um projeto neoliberal. Não porque isso esteja em desuso no mundo, mas porque sempre foram oposição a esse sistema, e porque foi esse sistema que nos trouxe ao caos atual.

Por isso Ciro precisa aprofundar a pré-campanha, aumentar, no mínimo, mais uns dois ou três pontos sua consolidação como terceiro colocado nas pesquisas, e aí sim, discutir o apoio dos outros partidos a seu projeto, a suas ideias. Como eu disse, haverá pontos em que ele poderá flexibilizar, incluir, tirar, mas a essência precisará ser a dele.

Os outros não propõem nada, apenas nomes, como se tudo estivesse certo, como se o país não tenha e continue se desindustrializando, como se a fome não tenha voltado com força, como se o desemprego e a informalidade não estivessem em números jamais vistos, e então tudo fosse apenas uma questão de quem é o mais engraçadinho para administrar o "paraíso na terra" que seria o Brasil.

Mas todos sabemos que não é, e que a situação apenas piora dia a dia. Ou você tem alguns muitos milhões na bolsa de valores?

Lula encontra no Nordeste um mundo muito mais complexo para o lulismo

Para o ex-presidente já não é possível arrebanhar multidões em comícios, indicar candidatos com o dedo e definir alianças regionais como sempre fez

Por José Casado Atualizado em 22 ago 2021, 04h16 - Publicado em 22 ago 2021, 08h30 

Já não é possível, por exemplo, arrebanhar multidões em comícios, indicar candidatos com o dedo e definir alianças regionais da forma como sempre fez, mesmo atropelando aliados. 

Em São Luís, por exemplo, viu-se diante dos aspirantes do PT, PDT e PSB, todos aliados do governador Flávio Dino (PSB). E, também, das alternativas adversárias do MDB do ex-presidente José Sarney, que o recebeu para jantar, na companhia da filha e ex-governadora Roseana e do ex-ministro Edison Lobão. Sarney foi o esteio de Lula no Senado, Roseana líder do governo e Lobão seu ministro de Minas e Energia. Toda vez que, em público, lhe perguntaram sobre quem apoiaria, esquivou-se: “Só em março”. 









quinta-feira, 26 de agosto de 2021

CIRO GOMES - Inteligência Ltda

Mais uma entrevista longa, com 3h45min de duração, mas mais uma entrevista que vale muito a pena ser vista. Ainda que muitas das respostas já tenham sido colocadas em outros momentos, também temos outras com atualizações, e também comentários sobre os últimos movimentos da política.

Quem tiver um tempo, sugiro dar uma olhada, mesmo que em conta-gotas.

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

A maior das mentiras

Bolsonaro oferece mais quatro ministérios para serem ocupados por integrantes do chamado "Centrão".  A informação inicial foi divulgada por Lauro Jardim, que também disse que dois desses ministérios seriam ocupados por Senadores, e dois por Deputados Federais.

Essa talvez tenha sido a maior das mentiras de Bolsonaro. Ainda que sua vida parlamentar tenha sido ligado ao confuso e difuso bloco que perpassa partidos, mesmo que num papel muito apagado. Bolsonaro se elegeu prometendo um rompimento definitivo com o bloco e o método operacional deles. Agora ele terceirizou completamente o Governo ao Centrão, em detrimento inclusive de boa parte de sua base dura de apoio.

Uma coisa que Lula diz é verdade: o Centrão é eleito pelo povo, e por isso mesmo você tem que levar o bloco em conta quando governa. Mas isso não significa que você irá se render ao bloco, e muito menos entregar todo o principal do Governo aos representantes.

A desculpa é sempre a mesma, de que é impossível governar sem eles, e de sem eles você será derrubado. Bem, mas é muito pouco, porque com eles você também não governa, já que você terceiriza o Governo e suas ações ao bloco.

A população é culpada em parte, mas não é a única.

De qualquer forma, como já disse, essa foi a maior das mentiras de Bolsonaro. Ele hoje é apenas um fantoche na cadeira Presidencial. Talvez por isso tenha aumentado tanto seu discurso golpista, sua tentativa de se perpetuar através de um golpe, já que deve perder as eleições, e muito provavelmente será preso por seus abusos. E talvez só ele seja.


Bolsonaro oferece mais quatro ministérios ao bloco do Centrão

Ainda não há informações de quais cadeiras foram oferecidas, segundo colunista. A previsão é que elas não fiquem vazias até abril de 2022

atualizado 22/08/2021 10:51

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria oferecido mais quatro ministérios ao Centrão. Ainda não há definição de quais cadeiras foram oferecidas. O bloco é formado por partidos de centro e centro-direita e hoje constitui a base do governo no Congresso Nacional.

A informação é da coluna de Lauro Jardim, do O Globo.

Segundo informações do colunista, as novas cadeiras ministeriais não devem ficar vazias antes de abril do próximo ano




terça-feira, 24 de agosto de 2021

Falta conhecimento, sobra preconceito

A declaração do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, gerou muita confusão nas redes sociais na semana passada. Além de infeliz, demonstra muita ignorância, e ainda mais preconceito. Seria triste na boca de um qualquer, mas na do Ministro da Educação, que é responsável por produzir e implementar medidas inclusivas para essas pessoas dentro das atribuições de sua Pasta, a Educação, isso ganha ares de retrocesso, ignorância e preconceito. A estupidez dita por aquele que deveria ser o Ministro da Educação gerou também um belo bate-boca com o Senador Romário, do Rio de Janeiro, que tem a inclusão como uma de suas pautas.

As falas e as propostas defendidas pelo Ministro e pelo Governo Bolsonaro são desagregadoras e discriminatórias, e não se justificam, ainda que o Estado não tenha as condições de dar o suporte necessário para que as políticas de inclusão sejam eficientes ao máximo. Sim, porque é dever do Ministro é conseguir os recursos para isso, não atacar a política de inclusão baseadas em preconceito e reacionarismo.



Ribeiro: É 'impossível' conviver com crianças com certo grau de deficiência

Do UOL, em São Paulo 19/08/2021 16h07Atualizada em 19/08/2021 19h08 Quase uma semana após afirmar que os alunos com deficiência "atrapalham" o aprendizado dos demais, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, declarou que existem crianças com "um grau de deficiência que é impossível a convivência" nas escolas. Nas redes sociais, o ministro depois pediu desculpa "a quem se sentiu ofendido" e indicou que "algumas palavras foram utilizadas de forma não apropriada".

A declaração foi feita no Recife, após o ministro ser questionado de sua fala anterior, em programa da TV Brasil, sobre "inclusivismo", que gerou um bate-boca com o senador Romário (PL-RJ).

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

A pandemia não acabou

Apesar das vacinas, apesar da queda no número de casos nos países que tomaram mais cuidados e que efetuam uma vacinação de forma mais efetiva, o fato que todos tentam fingir que não veem é que a pandemia não acabou, e novas variantes do vírus, apesar da vacinação ajudar no combate a elas, podem ser fatais, e podem continuar afetando a população, obrigando a longas e dolorosas internações e recuperações, quando este for o caso. Fora que outras variantes podem ser geradas, o que aumentaria ainda mais o problema sanitário, e também econômico. O caso da Austrália é emblemático nesse sentido, mas em alguns países da Europa também.

Mas no Brasil isso não é assim. Primeiro porque a vacinação no país está atrasada, e isso não dá a imunidade suficiente para que se tomem as ações que têm sido tomadas, como as reaberturas de praças esportivas ao público, e em vários lugares de boates, etc. É só observar que a Austrália também tem uma vacinação que está próxima a Brasileira, e em vez de liberar a aglomeração de pessoas, o país asiático está apertando as medidas de afastamento social. A ideia é fazer com que a transmissão do vírus caia a níveis muito baixos, o que daria tempo de reforçar a vacinação, diminuir a proliferação de novas variantes, e diminuir a chance de sobrecarga dos serviços de saúde.

Entendem o porquê de não ser a hora de reabrir tudo? Ainda que no Brasil as medidas restritivas tenham sido muito mal aplicadas.

Austrália prolonga confinamento em Sydney por um mês e impõe uso de máscara na rua

O novo surto com a variante Delta do vírus continua a espalhar-se, apesar do longo confinamento em Sydney, decretado a 26 de junho​​​​ e que agora foi prolongado até 30 de setembro.

As autoridades australianas prolongaram esta sexta-feira por um mês o confinamento em Sydney, a cidade mais populosa do país, com recolher obrigatório e uso de máscaras nas ruas, devido ao aumento de casos de covid-19.

Apesar do longo confinamento em Sydney, decretado em 26 de junho, o novo surto com a variante Delta do vírus continua a espalhar-se.




domingo, 22 de agosto de 2021

A gravidade

Interessante como a gravidade vai bem além de manter-nos na superfície da terra. É o que mostra o artigo abaixo. Como sempre o link no título abaixo.

Por que cada corpo celeste no espaço é esférico

1
Você quer dizer “esférico” como esse corpo celeste?

Eu poderia continuar. O fato é que quase todos os 
corpos celestes em nosso Sistema Solar, incluindo 
o intruso que está na primeira imagem, estão longe 
de serem esféricos. No entanto, todos os corpos 
grandes são esféricos. Bem, há uma dica sobre o que 
está fazendo com que os corpos se tornem esféricos: 
a gravidade. Especificamente, quando a gravidade da 
superfície é forte o suficiente para superar a resistência
 estrutural do material do corpo (tipicamente alguma
 forma de rocha), e puxa-a para uma forma esférica
 (ou, mais frequentemente, elipsoidal).



sábado, 21 de agosto de 2021

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Mas quer ou não quer a Presidência?

Uma das características do mentiroso compulsivo é adaptar a história para se encaixar a uma determinada situação, ou atender suas necessidades de momento. É assim que o Presidente Jair Bolsonaro não consegue se decidir se ele quer ficar na Presidência, dito na semana passada - mas em outros momentos também - ou se ele não está preocupado em ser Presidente, dito ontem, e aproveitar para, mais uma vez, convocar uma manifestação contra o STF.

Mais um crimezinho de responsabilidade para a coleção (acho que a maior do mundo, mas com certeza do Brasil) de crimes de responsabilidade, e que pode vir seguido de mais alguns crimes comuns, já que nosso excelentíssimo já disse que participará ao afirmar que estará onde o povo estiver.

E após mais essa declaração criminosa e alucinada do excelentíssimo, dessa vez ele me fez concordar em alguma coisa com ele. Sim, porque só no Brasil devemos ter umas 190 milhões de pessoas melhores que ele para ocuparem esse cargo. Então sim, tem muita gente melhor que ele por aí. E nem precisa se esforçar muito.

Mas uma coisa eu não entendi ainda. Ele quer ou não quer a Presidência? 

-"Tem que se decidir nisso daí, "taóquei"?"

‘Tem muita gente melhor do que eu por aí. Não faço questão de ser presidente’, diz Bolsonaro no MT

No discurso, o presidente minimizou ainda as últimas declarações suas que sugerem 'golpe' em 7 de setembro.

O presidente Jair Bolsonaro voltou a insinuar a possibilidade de não disputar a reeleição no ano que vem. Em discurso aos apoiadores no Mato Grosso nesta quinta-feira 19 afirmou ‘não fazer questão’ de ser candidato em 2022. Disse ainda que “há muita gente melhor do que ele” para ocupar o cargo.

“Tem muita, mas muita gente melhor do que eu por aí. Não faço questão de dizer que quero ser presidente”, afirmou. “Agora, a barra é pesada. Tu tem que ter couro grosso.”

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Geopolítica não é brincadeira

Segundo alguns analistas políticos a espionagem vem alcançando níveis muito altos, já próximos ao patamar do período da Guerra Fria. Claro que os jornais ocidentais vão falar da espionagem que o mundo ocidental sofre, e a Europa sempre foi central nesse processo, mas não é apenas a Rússia ou a China que espionam. 

Lembram do Wikileaks e Julian Assange? Lembram do caso de espionagem norte-americana nas atividades da ex-Presidenta Dilma Roussef, tendo inclusive tido acesso aos emails da então Presidenta? Isso entre outros.

Pois é, o mundo não é o parquinho onde as criancinhas são todas amiguinhas. Ao contrário, o mundo é lugar de disputas ferrenhas, e se você quiser ter seu lugar ao sol tem que estar disposto a fazer valer os seus interesses. O ideal é que isso se dê na diplomacia, civilizadamente. Mas nem todos pensam assim. O recrudescimento das atividades de espionagem deixam isso claro.

E não me parece que seja coincidência que isso ocorra em momento de aumento de tensão entre EUA x China-Rússia. A Europa tem buscado manter uma certa neutralidade, mas até quando?


Espiões da Rússia na Europa: detenções em quatro países só neste ano

Funcionário da embaixada britânico em Berlim preso. Espionagem ao nível da Guerra Fria.

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

O complemento

Nos últimos dois dias falei sobre as reações aos abusos e desmandos do Governo, e sobre a prisão de Roberto Jefferson. Não foi uma reação ao vídeo abaixo, até porque escrevi os posts antes de ver o vídeo, mas me parece que Ciro Gomes foi certeiro.

E eu não coloco o vídeo de outro político falando isso pelo simples motivo de não ter achado esse vídeo. Verdade que um ou outro posta vídeos pedindo impeachment, pedindo interdição, mas nenhum é tão amplo, tão certeiro, e tão assertivo quanto este.

A propósito, costumo guardar as quintas-feiras para estes vídeos, mas essa semana houve uma inversão porque ele conclui uma série de postagens. Ficou mais "organizado" assim.

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Mais uma prisão para Roberto Jefferson

O ex-Deputado Federal, e atual presidente do PTB, Roberto Jefferson, foi preso mais uma vez, agora sob a alegação de envolvimento com as milícias digitais. Aos esquecidos, ou àqueles que não sabiam, ele também já cumpriu pena no famoso inquérito do mensalão, que quase terminou antecipadamente com o Governo Lula. Verdade que a prisão agora não é sob sentença transitada em julgado, mas é sintomática.

Sintomática de que está se perdendo a paciência com esse pessoal.

Sintomática de isso não deve ficar barato.

Sintomática de que existe limite para as coisas.

Sintomática de que não há mais apoios de algumas importantes forças políticas nacionais e internacionais à aventura da extrema-direita no Brasil.

E sintomática de que o Governo e a ultradireita já não têm mais o espaço que tinham a 3 anos atrás, quando diziam e faziam o que bem queriam e todos se acovardavam.

O país não pode ser refém dessa turma.

Porque o que eles têm cometido são crimes, e crimes precisam ser punidos, quando reiterados precisam ser parados.

Por mais posições como esta.

E Arthur Lira, por aonde anda com os mais de 100 processos de impeachment que ele tem na gaveta?

Roberto Jefferson, preso no inquérito das milícias digitais, passa a primeira noite em Bangu

Por TV Globo e G1 Rio

 


O ex-deputado federal Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, passou a primeira noite em Bangu 8, na Zona Oeste do Rio. Ele foi preso nesta sexta-feira (13) no inquérito das milícias digitais.

Jefferson está detido em Bangu 8, presídio para onde são levados detentos com curso superior, como o ex-governador do Rio Sérgio Cabral.


segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Mais denuncias em Haia

Semana passada duas notícias merecem ser comentadas. A primeira é que a CPI deve denunciar a médica Mayra Pinheiro, a "Capitã Cloroquina" no Tribunal de Haia, que tem por objetivo julgar crimes contra a humanidade. Lembrando que o Tribunal internacional foi responsável pelo julgamento de muitos nazistas por crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial, e que mais recentemente levou a julgamento vários líderes (incluindo ex-presidentes) de países centro-europeus, que estiveram envolvidos em guerras fratricidas e étnicas nos anos 90, como Slobodan Milosevic.

A outra é mais uma vez contra o Presidente Jair Bolsonaro, mas dessa vez impetrada por organizações ligadas à proteção das nações indígenas brasileiras. Ela se soma a pelo menos mais uma denúncia contra o Presidente, que foi enviada por Ciro Gomes e o PDT.

Especialistas dizem que é difícil que Haia venha a aceitar as denúncias relativas aos erros (de caso pensado) durante a pandemia, mas eu tenho dúvidas quanto às denúncias que envolvem às nações indígenas, já que elas costumam mobilizar forças externas em sua defesa, e também na busca por punições àqueles que atacam esses grupos.

Mas seja como for Haia não costuma acatar rapidamente esse tipo de acusação, ainda mais quando isso não vai referendado pelos grandes "bastiões" da democracia mundial (EUA e Europa). Mas uma investigação deverá ocorrer, ainda que a rápidos passos de um cágado manco e, quem sabe, lá no futuro, algo venha a ser feito. De qualquer forma sempre é uma forma de pressão, ainda que nossos problemas precisem ser resolvidos por nós mesmos, e não ficarmos esperando que alguém venha de fora para resolvê-los.

CPI vai denunciar ‘Capitã Cloroquina’ no Tribunal de Haia

A médica Mayra Pinheiro é apontada como responsável por usar a população de Manaus como cobaia do ineficaz ‘kit covid’ durante a pandemia

Senadores que integram o G7 da CPI da Covid irão denunciar a médica Mayra Pinheiro, conhecida como ‘Capitã Cloroquina’, no Tribunal Internacional de Haia por crime contra a humanidade. A informação é do portal Metrópoles.

Os parlamentares consideram ter informações suficientes para provar que a ‘Capitã Cloroquina’ usou a população de Manaus, no Amazonas, como cobaia do ineficaz ‘kit covid’. A ação causou um colapso na saúde da região, resultando em milhares de mortes e uma crise sem precedentes no Brasil.


Esta é a terceira queixa apresentada contra Jair Bolsonaro junto ao tribunal. Caso as denúncias sejam levadas adiante, ele pode ser o primeiro presidente brasileiro a ser réu em Haia.









domingo, 15 de agosto de 2021

E ainda temos muito a descobrir

O astrônomos acreditam que descobriram um novo tipo de astro que é o resultado da fusão entre duas estrelas, e orbitam o buraco negro supermassivo do centro da galáxia. Desde novas espécies animais na terra - incluindo novas espécies de mamíferos - e agora chegando a novos astros, o homem ainda tem muito a descobrir neste vasto universo. 

Objetos estranhos são vistos orbitando o Buraco Negro Supermassivo do centro da Via Láctea

objetos estranhos em torno do buraco negro central da via láctea

Uma nova classe de objetos é descoberta - eles orbitam buracos negros supermassivos e também podem existir em outras galáxias

No centro da Via Láctea, encontra-se Sagittarius A* - um buraco negro supermassivo que pesa mais de 4,6 milhões de vezes o nosso Sol. Ao redor, há estrelas e gás. Agora, astrônomos da UCLA (Universidade da Califórnia Los Angeles) e do Observatório W. M. Keck descobriram objetos estranhos que formam uma classe própria.

O primeiro objeto desta nova classe "G" foi descoberto em 2005. Um segundo, G2, foi encontrado em 2012. Agora, mais quatro foram anunciados em um novo estudo publicado na revista Nature. Acredita-se que os objetos sejam o produto final de uma fusão entre duas estrelas. A estrela grande resultante tem um invólucro espesso de gás e, sempre que se aproxima do buraco negro, é esticada como uma nuvem de gás interestelar.


sábado, 14 de agosto de 2021

Ghost Love Score - Nightwish - Natalia Tsarikova (cover)

Mais uma interpretação belíssima de Natalia Tsarikova. Ghost Love Score é um dos maiores sucessos do Nightwish, e ficou linda na voz da russa, 

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Complicou mais

Após o pedido de incluir o Presidente Jair Bolsonaro no inquérito das Fake News, que corre com o Ministro Alexandre Moraes no STF, o TSE enviou mais uma noticia-crime contra o Presidente Bolsonaro, dessa vez pelo vazamento de informações sobre hacker ao Tribunal em 2028, que corre sob segredo de justiça, e que por sinal o Presidente Bolsonaro não deveria ter tido acesso a essas informações.

Dificilmente essa nova notícia não será acatada pelo STF, e nova investigação deverá ser aberta nos próximos dias.

Ao mesmo tempo o Presidente convocou um ridículo desfiles de tanques de guerra para o mesmo dia em que a Câmara dos Deputados estará votando a PEC do voto impresso. Muita gente especulando que é uma tentativa de demonstração de força, e de intimidação dos Deputados para forçar a aprovação de um texto que foi rejeitado na própria comissão que o elaborou.

E apesar de alguns políticos já terem entrado no STF para pedir a proibição da ridícula demonstração de força, isso não pode se limitar a apenas impedir que isso ocorra. Digamos que essa palhaçada aconteça. Nesse caso o responsável precisa pagar os enormes custos de sua irresponsável brincadeira. E mesmo que não ocorra, ele precisa ser responsabilizado por mais uma tentativa de intimidar os outros poderes da República.

Como sempre os links para os artigos completos nos títulos abaixo.

Urgente: TSE apresenta nova notícia-crime contra Bolsonaro

Ministros pedem apuração por vazamento de informações confidenciais do inquérito da PF que investiga o ataque hacker ao tribunal em 2018

O TSE acaba de encaminhar ao Supremo notícia-crime contra Jair Bolsonaro, acusado de divulgar informações confidenciais do inquérito da Polícia Federal que investiga o ataque hacker sofrido pelo tribunal em 2018.

O pedido de investigação tem como alvos também o deputado federal Filipe Barros (PSL) e o delegado que preside o inquérito.

“O crime que se busca apurar é o de divulgação de segredo, tipificado no Artigo 153, parágrafo 1º-A, cominado com o parágrafo 2º do Código Penal brasileiro”, informa a notícia-crime.


Militares fazem desfile de tanques na votação do voto impresso

Para analistas e políticos de oposição, evento é tentativa de Bolsonaro de mostrar força em meio aos choques com o Judiciário e a ameaças à Constituição

A Marinha anunciou em comunicado que vai realizar na terça-feira (10) um desfile de veículos blindados, incluindo tanques de guerra e lança-mísseis, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O comboio deve estacionar em frente ao Palácio do Planalto, sede do Executivo federal. O desfile acontece no mesmo dia em que está prevista pela Câmara dos Deputados a votação em plenário sobre a incorporação do voto impresso ao sistema de urnas eletrônicas. A medida é defendida pelo presidente. A tendência é que a proposta seja derrotada no Legislativo.

“Pedi à Justiça que impeça o gasto de recursos públicos em uma exibição vazia de poderio militar. As Forças Armadas, instituições de Estado, não precisam disso. Os brasileiros, sofrendo com as consequências da pandemia, também não. O Brasil não é um brinquedo na mão de lunáticos”

Alessandro Vieira

senador do Cidadania de Sergipe


quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Ciro Gomes deu entrevista ao Bial

Na última segunda-feira o ex-Governador e ex-Ministro Ciro Gomes deu uma interessante entrevista no Conversa com Bial. Na ocasião Ciro fez duras críticas ao ex-Presidente Lula, e ao Presidente Jair Bolsonaro. O link para a entrevista está aí em cima para quem quiser assistir.

Pessoalmente entendo e compartilho as críticas feitas por Ciro Gomes, mas obviamente nem todos são obrigados a isso. Mas apesar de nem todos compartilharem das críticas do ex-Governador, não dá para negar alguns dos fatos relatados por ele, como a tendência a tratar a população de forma paternalista, algo que o próprio Lula já expressou, ao dizer que o povo precisa de um pai, ou a redução dos interesses da população à picanha e cerveja.

Já do atual Presidente Bolsonaro também sobram motivos para críticas, apesar de Ciro às vezes me parecer ir por caminhos errados, e ele mesmo embarca em algumas das distrações criadas pelo Líder Máximo do País, enquanto direitos e patrimônio da população são tirados e entregues todos os dias.

Com tudo isso a tendência é que o Brasil se torne um país do Séc. XIX, embora com as estruturas que o caracterizam adaptadas ao Séc. XXI. O que querem é um país baseado no setor primário, mas com a mecanização já não é necessária tanta mão-de-obra, então esta será mantida nas modernas senzalas sob a violência policial e com a distribuição de esmolas sociais. O detalhe é que essa esmola será retirada da classe média, que trabalha para manter o país nessas condições.

Ciro não fala dessa forma, ainda mais na Globo, mas o sistema que está aí nos levará a isso. E Ciro já disse o mesmo em outras entrevistas. 


"Mal que Lula já fez ao Brasil é muito maior que o bem", diz Ciro Gomes

Pedetista questionou a postura do ex-presidente que, segundo ele, pratica o "lulocentrismo" e aproveitou para criticar o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

14:50 | Ago. 10, 2021  Tipo Noticia

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, na madrugada desta terça-feira, 10 de agosto. O pedetista criticou a postura do ex-presidente, que, segundo ele, pratica o lulocentrismo e aproveitou para criticar o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Venho de longa data e o Lula também. O Lula comete equívocos estratégicos que tem uma explicação: o lulocentrismo. O egolatrismo absolutamente sem contraste e agora piorado porque os grandes amigos que ele tinha que diziam 'menos, Lula' morreram todos (...). O ego do Lula agora não tem reparo, não tem contradição, despirocou geral", afirmou.

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Bolsonaro insiste na fidelidade a Trump

Que Bolsonaro é fora da realidade é algo que a maioria do país e do mundo já percebeu faz tempo, e o número de pessoas que percebem isso segue crescendo. Isso se dá de forma mais lenta agora, até porque Bolsonaro se aproxima de sua base de apoio, e cada vez mais seu apoio se reduz ao núcleo duro de apoiadores, tão alucinados quanto o líder.

Mas convenhamos que exacerba nossa capacidade criativa achar que Bolsonaro diria para o enviado do Governo Biden que seu adversário na eleição que o elegeu foi roubado. Sim, Bolsonaro disse que o atual Presidente dos EUA foi eleito através de uma enorme fraude. É o mesmo que dizer que o Governo Biden é uma fraude.

Isso se torna ainda mais alucinado se formos ver as alegações de Trump e Bolsonaro, que é de que houve fraude nos votos em papel nos EUA. Ou seja, aquilo que Bolsonaro considera motivo de fraude nas eleições americanas, é o que ele acha que irá evitar fraudes nas eleições brasileiras.

Reinaldo Azevedo iniciou enquete para saber se será hospício ou cadeia. Vamos ao que importa, Bolsonaro sabe exatamente o que faz, e mesmo assim ele faz.

No encontro com enviado de Biden, Bolsonaro repetiu falsas alegações de fraude nos EUA e no Brasil

Declarações chocaram delegação chefiada pelo conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, que havia chegado ao Brasil disposto a cooperação pragmática com o governo brasileiro

Os enviados do presidente Joe Biden chegaram a Brasília na última quinta-feira em busca de uma relação pragmática com o governo do presidente Jair Bolsonaro e saíram espantados. Segundo O GLOBO apurou, na reunião realizada na manhã de quinta no Palácio do Planalto, Bolsonaro expressou à missão americana que mantém firme sua convicção de que o ex-presidente americano Donald Trump foi vítima de uma fraude eleitoral. Conversando sobre as eleições presidenciais brasileiras de 2022, o presidente, confirmaram as fontes ouvidas pelo jornal, disse que está lutando para não sofrer, como Trump, uma fraude.



terça-feira, 10 de agosto de 2021

Más notícias para Bolsonaro

A semana passada não foi muito boa para o Presidente Jair Bolsonaro. O atual quadro político indica que não haverá reeleição, e até mesmo a presença de Bolsonaro no 2º turno está ameaçada. Claro que tudo o que falei outro dia segue válido, porque Bolsonaro segue sentado na cadeira da Presidência, segue com "maioria" no Congresso, e pode reverter toda essa situação, já que tem as ferramentas para isso.

E a primeira e pior notícia que vamos comentar é a inclusão do nome do Presidente como investigado no inquérito das Fake News, conduzido por Alexandre de Moraes. Para piorar para Bolsonaro, o pedido foi feito pelo TSE, e aprovado pela unanimidade dos Ministros que compõem o Tribunal. 

Para quem não entende a situação jurídica do Presidente da República, durante o mandato ele só pode ser punido por crimes cometidos na vigência do mandato e com autorização do Congresso Nacional. Mas nada impede que ele seja investigado, e que o julgamento se faça logo que ele deixe a Presidência. O que se está indicando é que o atual Presidente será julgado tão logo deixe a Presidência, e isso torna imperioso para ele a reeleição, ou uma famigerada tentativa de golpe de estado. O problema na segunda opção é que incorrerá em mais um crime, e acirrará ainda mais os ânimos contra ele.

O outro problema é muito mais político do que jurídico, embora a Justiça esteja envolvida e possa haver repercussão sobre isso. Falamos do fato da Ministra Rosa Weber ter dado o prazo de 10 dias para o Presidente explicar o porquê de ter bloqueado 65 jornalistas em seu Twitter. A partir do momento em que Bolsonaro optou em usar o Twitter como veículo oficial de informação, usando a plataforma para suas lives semanais, para divulgar opiniões e informações oficiais da Presidência, ele não pode bloquear ninguém. Caso alguém cometa algum crime nos comentários, ou algum ataque à Presidência, ou ao próprio Presidente, aí cabe um processo (até na esfera criminal), mas ele não pode bloquear (salvo com autorização judicial), porque essa conta tem caráter público.

Mas nada disso é um problema imediato para Bolsonaro. No caso das Fake News é necessário aguardar o fim do mandato para uma ação efetiva. No caso dos bloqueios também, mas nada impede que Bolsonaro dê uma desculpa esfarrapada qualquer, e isso seja aceito como justificativa, e no máximo será obrigado a desbloquear os jornalistas.

Mas o fato de que não haverá punição imediata ao Presidente não significa que politicamente seja bom para Bolsonaro. Verdade que seu núcleo duro de apoiadores se fortalece com essas situações, mas os antibolsonaristas também, e aqueles que não são tão fieis assim ao Presidente se sentem constrangidos, e tendem a passar para a oposição ao Presidente com essas situações. 

Moraes inclui Bolsonaro em inquérito das fake news por ataques às urnas eletrônicas

Por Márcio Falcão e Fernanda Vivas, TV Globo — Brasília

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta quarta-feira (4) a inclusão do presidente Jair Bolsonaro como investigado no inquérito que apura a divulgação de informações falsas.

A decisão de Moraes atende ao pedido aprovado por unanimidade pelos ministros do TSE na sessão desta segunda (2) (veja detalhes abaixo). Veja neste link a íntegra da decisão judicial.

Rosa Weber dá 10 dias para Bolsonaro explicar bloqueio de jornalistas no Twitter

De acordo com a associação, desde 2018, Bolsonaro já bloqueou 65 jornalistas de sua conta oficial na plataforma

A ministra Rosa Weber, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, deu dez dias para que o presidente Jair Bolsonaro preste informações sobre o bloqueio de jornalistas em seu perfil no Twitter. O despacho publicado neste domingo, 1º, se deu no âmbito de ação em que a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) pede ao Supremo que determine ao chefe do Executivo que debloqueie 65 jornalistas na rede social e se abstenha de efetuar novos bloqueios à profissionais da imprensa, considerando o ‘caráter público’ de sua conta e ‘das informações nela presentes’.