Na última segunda-feira o ex-Governador e ex-Ministro Ciro Gomes deu uma interessante entrevista no Conversa com Bial. Na ocasião Ciro fez duras críticas ao ex-Presidente Lula, e ao Presidente Jair Bolsonaro. O link para a entrevista está aí em cima para quem quiser assistir.
Pessoalmente entendo e compartilho as críticas feitas por Ciro Gomes, mas obviamente nem todos são obrigados a isso. Mas apesar de nem todos compartilharem das críticas do ex-Governador, não dá para negar alguns dos fatos relatados por ele, como a tendência a tratar a população de forma paternalista, algo que o próprio Lula já expressou, ao dizer que o povo precisa de um pai, ou a redução dos interesses da população à picanha e cerveja.
Já do atual Presidente Bolsonaro também sobram motivos para críticas, apesar de Ciro às vezes me parecer ir por caminhos errados, e ele mesmo embarca em algumas das distrações criadas pelo Líder Máximo do País, enquanto direitos e patrimônio da população são tirados e entregues todos os dias.
Com tudo isso a tendência é que o Brasil se torne um país do Séc. XIX, embora com as estruturas que o caracterizam adaptadas ao Séc. XXI. O que querem é um país baseado no setor primário, mas com a mecanização já não é necessária tanta mão-de-obra, então esta será mantida nas modernas senzalas sob a violência policial e com a distribuição de esmolas sociais. O detalhe é que essa esmola será retirada da classe média, que trabalha para manter o país nessas condições.
Ciro não fala dessa forma, ainda mais na Globo, mas o sistema que está aí nos levará a isso. E Ciro já disse o mesmo em outras entrevistas.
"Mal que Lula já fez ao Brasil é muito maior que o bem", diz Ciro Gomes
Pedetista questionou a postura do ex-presidente que, segundo ele, pratica o "lulocentrismo" e aproveitou para criticar o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, na madrugada desta terça-feira, 10 de agosto. O pedetista criticou a postura do ex-presidente, que, segundo ele, pratica o lulocentrismo e aproveitou para criticar o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
“Venho de longa data e o Lula também. O Lula comete equívocos estratégicos que tem uma explicação: o lulocentrismo. O egolatrismo absolutamente sem contraste e agora piorado porque os grandes amigos que ele tinha que diziam 'menos, Lula' morreram todos (...). O ego do Lula agora não tem reparo, não tem contradição, despirocou geral", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário