Lembram daquela afirmação de que nada escapa de um buraco negro, nem mesmo a luz? Pois é, não é que agora os cientistas acreditam que encontraram uma prova de que é possível que os buracos negros também expilam energia, deixando assim de serem os grandes sugadores do universo. E isso vem, por acaso, mas exatamente na sequência da nossa última postagem de domingo, em que se afirmava que matéria e energia era a mesma coisa, já que a matéria seria feita de partículas de energia.
Pois bem, se comprovada a crença de que energia foi expelida através de uma gigantesca explosão em um buraco negro, apenas uma série de perguntas se apresentam, assim como uma série de teorias são colocadas em xeque.
Mas acima de tudo isso comprovaria que temos muito ainda a descobrir.
Erupção colossal pode ser a primeira evidência de que energia pode ser extraída de buracos negros
Por Michelle Starr
Publicado na ScienceAlert
A concepção popular diz que nada pode escapar de um buraco negro. Uma vez que algo passa pelo horizonte de eventos – o chamado ponto de não retorno – ele fica lá, para sempre, limitado por um campo gravitacional que nem mesmo a luz consegue escapar.
A prova cabal é a erupção de raios gama mais poderosa que já detectamos, GRB 190114C, uma erupção colossal com um pulso de cerca de um trilhão de elétron-volts (1 TeV), a 4,5 bilhões de anos-luz de distância.
“Erupções de raios gama, os objetos transitórios mais poderosos no céu, liberam energias de até 1054 erg em apenas alguns segundos”, disse o astrofísico Remo Ruffini do Centro Internacional para Rede de Astrofísica Relativística (ICRANet), com sede na Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário