domingo, 5 de março de 2023

Devorador de sóis solto no espaço

Um gigante com 20 milhões de massas solares, vagando solto no espaço, e com uma capacidade gravitacional tão grande que conjugadas com outras forças e energias está criando um rastro de estrelas jovens por onde passa. 

Esse é o buraco negra supermassivo que foi observado a uma distância de 7,5 bilhões de anos luz da Terra, o que significa que não nos oferece nenhum risco, mas também que é uma excepcional oportunidade para que os cientistas observem e aprendam sobre um fenômeno que na teoria era possível, mas que é a primeira vez que conseguimos observar.

Mas se pensarmos sobre o tamanho do universo e seus bilhões de galáxias, não deve ser o único. Então é interessante aprendermos mais sobre o fenômeno, não para nos precavermos, mas para entendermos como os fenômenos físicos se observam num evento desses.





Um buraco negro supermassivo errante existia na teoria, mas nunca havia sido visto no Universo - até agora!

Algo nunca antes visto - um buraco negro supermassivo errante - acaba de ser observado pela primeira vez, de acordo com artigo publicado na revista Astrophysical Journal Letters.

Um buraco negro supermassivo com massa equivalente a 20 milhões de sóis, foi lançado para fora de sua galáxia.

Utilizando o Telescópio Espacial Hubble, os astrônomos observaram a galáxia anã RCP 28, que está numa distância de 7,5 bilhões de anos-luz. Mas um rastro estranho aparece na imagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário