Mais uma descoberta arqueológico-histórica importante no Egito. Uma esfinge, provisoriamente atribuída ao Imperador Claudio (41-54 DC). A personalidade homenageada com a esfinge será realmente definida após decifradas as mensagens que estão inseridas na estátua.
Mas para lembrar, tal qual o egípcios, que deificavam seus faraós como a ligação entre os humanos e os deuses, os romanos também passaram a deificar seus imperadores, sendo que os mesmos eram incluídos no panteão romano.
Em Roma essa deificação começou por merecimento, e os imperadores eram elevados à condição de deus após suas passagens, em uma cerimônia que acontecia no Senado Romano e chamava-se apoteose. Aos poucos essa deidade se transformou, e os imperadores passaram a se auto considerarem deuses logo após sua assunção ao trono.
Tanto no Egito quanto em Roma isso tinha o objetivo de dar um suporte etéreo ao fato de um homem reinar sobre todos os outros. No Egito há notícias de que trocas comerciais eram anunciadas como oferendas de outros povos ao faraó.
Nesse caso a esfinge encontrada mostrará qual era o agraciado com a condição de divindade na Terra da ocasião.
E também para lembrar, o absolutismo europeu da modernidade também vinha com um toque divino, já que o monarca era um elegido de Deus, e sua assunção ao trono era, via de regra, justificada por uma coroação conduzida pela autoridade eclesiástica mais elevada da região e recheada de siginificado religioso.
Descoberta histórica volta a surpreender no Egito
Volta ao Mundo 10/03/2023
Mais uma revelação impressionante no Egito, desta vez a de uma estátua de esfinge com um bem preservado rosto sorridente como ponto maior.
A preciosidade histórica foi encontrada por arqueólogos junto ao Templo de Hathor e foi a segunda grande descoberta arqueológica em terras egípcias nas últimas semanas.
A estátua, que se acredita ser uma representação estilizada de um antigo imperador romano, foi encontrada dentro de uma tumba de dois níveis.
O seu estado de preservação surpreendeu pela boa qualidade. “É linda e está precisamente esculpida”, classificou-a o Ministério do Turismo egípcio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário