O Governo Lula vem fazendo tudo aquilo que dissemos que iria fazer, e é exatamente por isso que fui contra o voto nele, assim como fui contra o voto em Bolsonaro, e nos dois turnos, não importando quem seria o adversário. E o que o Governo Lula vem fazendo é manter toda a superestrutura macroeconômica do Governo Bolsonaro, que é basicamente a mesma há 33 anos, e que vem afundando a Nação ano a ano, ainda que alguns poucos ganhem muito com isso.
E eu já disse tanto no meu canal de youtube (Airton Brotto), como disse aqui no Blog dos Mercantes, que toda essa pirotecnia de Lula e de setores petistas não passam disso: pirotecnica. E digo isso porque ele tem todo o poder para mudar e fazer mudar as peças de seu governo e fazer com que suas "demandas" sejam realizadas, mas ele não move um dedo para isso. Essa situação se dá porque sua lealdade está com o andar de cima de São Paulo e Rio de Janeiro, e não com o povo como ele afirma.
E tudo isso fica claro quando um Ministro de seu governo, de forma articulada dentro de seu Ministério, reduz os juros do empréstimo consignado a aposentados, o que significa um risco próximo de zero, e é atacado por todas as alas de seu próprio governo, a ponto de pedirem a cabeça desse Ministro. O motivo é um tecnicismo ridículo que nem vou me dar o trabalho de pesquisar se está justificado em Lei, já que situações muito piores são vistas diuturnamente nesse e em outros governos e nada se faz (vejam o caso do Ministro das Comunicações do próprio Lula).
Então a pergunta que virou título desse post vale: quem contra juros altos? Bem, o Lula e seu governo já mostraram que não são, apesar de todo o discurso e pirotecnia do próprio Lula e de alguns de seus seguidores. Já Lupi fez algo para diminuir juros, e a parte principal do PDT realmente trabalha nesse sentido, e foi a parte que manteve a candidatura de Ciro Gomes até o final.
Caixa e BB também suspendem crédito consignado para aposentados
Antes dos bancos públicos suspenderem o consignado do INSS, seus pares privados já haviam comunicado a decisão no dia anterior
Os bancos públicos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil se juntaram aos seus pares privados e decidiram suspender a concessão de crédito consignado para aposentados. A ação é uma resposta ao Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que reduziu o limite de juros que as instituições podem cobrar na modalidade.
Sem consultar a equipe econômica do governo, o CNPS reduziu o teto para a cobrança de juros do crédito consignado de 2,14% para 1,70% ao mês. A entidade também cortou o limite para os juros do cartão consignado de 3,06% para 2,62%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário