Sim, o Brasil esteve na Segunda Guerra Mundial. Sim, as vitórias brasileiras em terras italianas foram poucas, mas adequadas ao tamanho da tropa que enviamos. E essas vitórias foram não apenas importantes, mas fundamentais para o prosseguimento da campanha aliada na Itália, e para reduzir o tempo de reconquista do território que tinha sido tomado aos italianos pelo regime nazista.
Apesar disso o Brasil presta poucas homenagens a seus heróis, a exceção de um caso que alguns dizem ser inventado, que foi a resistência de 3 pracinhas que saíram em patrulha e deram de cara com um pelotão alemão. Eles foram instados a se renderem, mas recusaram e trocaram tiros com os alemães por horas, e só foram mortos quando sua munição acabou. O próprio comandante alemão reconheceu sua coragem e mandou enterrá-los e que fosse colocada uma placa sobre seus túmulos com a inscrição "três heróis brasileiros".
E digo isso porque dia 21 comemoramos os 78 anos da tomada de Monte Castelo, a mais importante vitória de nossa diminuta força (em comparação com o tamanho dos exércitos que lutavam na SGM), mas que, como disse, foi fundamental para o avanço das forças aliadas na Itália.
A região fica ao Norte de Roma, próxima a Perúgia, e era parte da linha de defesa preparada pelo exército alemão na região.
Não gosto de armas, não gosto de guerras, mas elas existem, elas acontecem, e eventualmente estivemos e poderemos voltar a estar envolvidos nelas. Precisamos aprender a respeitar e enaltecer nossos heróis. E os atuais precisam agir realmente como heróis.
Os 78 anos da tomada de Monte Castelo
Por Lucas Rubio – Há 78 anos, em 21 de fevereiro de 1945, nossos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira tomavam Monte Castelo, na Itália, dando um pontapé rumo à libertação deste país da ditadura fascista!
Que caia a língua daqueles que ousam diminuir o papel do Brasil e da FEB na guerra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário