Eu falei e muitas outras pessoas também. Não precisa ser economista para entender que o problema atual não é de excesso de demanda. No Brasil, então, a demanda tem se retraído ano a ano, já que os salários estão sendo achatados há pelo menos 8 anos. Então é uma inflação causada por oferta, e no Brasil ela aparece por tabela, já que influi decisivamente em tradicionais produtos de exportação brasileiros, que atingiram uma demanda importante nos últimos 2 anos, e o produtor prefere exportar a abastecer o mercado interno, onde o retorno é menor.
Mas principalmente essa inflação vem importada exatamente em nossas importações, já que o Brasil está excessivamente dependente de produtos industrializados e semi-industrializados, e esses produtos chegam no Brasil impregnados pela inflação que atinge o mundo. Esse processo ainda foi potencializado pelas ações chinesas para combate ao corona vírus, que levou importantes cidades industriais e portos a paralisarem completamente suas operações.
Sabe o que o juros nesse nível influencia nisso?
Nada.
Nível dos juros no Brasil é 'chocante', diz economista vencedor do Nobel
Joseph Stiglitz considera que política monetária contracionista não combate causas da inflação atual no mundo
Os juros altos não combatem as causas atuais da inflação no mundo, avaliou nesta segunda-feira (20) o economista Joseph Stiglitz, vencedor do Prêmio Nobel em 2001.
Para o professor da Universidade de Columbia (EUA), o aumento dos preços está mais associado ao impacto da Pandemia e da Guerra na Ucrânia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário