domingo, 11 de abril de 2021

Buraco negro

Algumas das observações que foram divulgadas há pouco mais de um mês sobre o primeiro buraco negro encontrado são surpreendentes. Menos pelo tamanho, mas principalmente pela velocidade de rotação do objeto, que chega próximo à velocidade da luz, e pela distância que ele se encontra da terra.

Não sou astrônomo, mas tem que ser uma força de gravidade realmente gigantesca para evitar a perda de massa com uma rotação dessas, e ainda por cima atrair mais massa.

Claro que isso tudo pode mudar, outras observações mais precisas podem ser feitas no futuro, e outras informações mais precisas podem ser conseguidas, mas que no momento isso é impressionante, disso não tenho dúvidas.


Primeiro buraco negro detectado é maior do que se pensava

Descoberta sobre o tamanho do Cygnus X-1 pode fazer com que alguns modelos astronômicos sejam mudados


Washington Luiz, colaboração para a CNN
24 de fevereiro de 2021 às 15:35

Considerado um dos primeiros buracos negros a ser descoberto, o Cygnus X-1 é maior do que se pensava. Estudo recente publicado pela revista Science afirma que ele tem um total de 21 massas solares, um aumento de 50% em relação às estimativas anteriores.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores utilizaram observações obtidas com o Very Long Baseline Array (VLBA), um sistema de dez radiotelescópios distribuídos nos Estados Unidos que operam juntos como se fossem um único instrumento. 



https://super.abril.com.br/ciencia/cygnus-x-1-o-primeiro-buraco-negro-encontrado-e-maior-que-se-pensava/

Nenhum comentário:

Postar um comentário