Imaginem um planeta 5 vezes maior que Júpiter (nosso maior planeta), e que está tão perto de sua estrela, que para não ser engolido precisa dar uma volta nela em apenas 16 horas terrestres. Imaginem a velocidade que esse planeta tem que atingir para manter essa órbita. Pois é, foi isso que os cientistas descobriram agora.
A explicação encontrada é que o planeta está caindo em direção a seu sol, e terá seu fim em cerca de 10 milhões de anos. Pode ser muito para nós, mas os cientistas esperam em poucos anos poderem observar alguma aproximação entre os dois astros, e assim comprovarem sua hipótese.
Mas o planeta também tem algumas outras curiosidades já descobertas. A matéria não é grande, e vale a pena dar uma olhada nela.
A missão Transiting Exoplanet Survey Satellite (ou simplesmente TESS), conduzida pela NASA sob coordenação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), descobriu um planeta que leva apenas 16 horas para girar em torno de sua estrela, o que sugere que ele está próximo de ser engolido pelo astro.
Nomeado “TOI-2109b”, o exoplaneta é um gigante gasoso com cerca de cinco vezes a massa de Júpiter, mas ao contrário do nosso “peso pesado” – cuja órbita dura mais ou menos 12 anos terrestres, o recém-descoberto corpo planetário é tão veloz que completa um ano inteiro em menos tempo do que nós completamos um dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário