Rússia vai devagar por opção
Muita gente falando sobre a ferrenha defesa do território ucraniano por parte de seus combatentes. De forma alguma quero desfazer da coragem e gana de seus combatente, mas a grande verdade é que os russos estão avançando com certa lentidão por opção. Opção de dar tempo às conversas, e opção por minimizar as baixas entre os civis.
Esta última parte é justamente o que o presidente ucraniano não fez, ao impedir a saída de todos os homens entre 18 e 60 anos de seu território, e dizendo que eles precisam lutar. Com isso ele transformou alguns milhões de civis em militares e possíveis alvos dos russos, e isso mesmo muitos possam não ter o treinamento militar necessário.
E digo isso porque os russos têm poderio militar para invadir com muito mais velocidade do que tem acontecido, mas isso certamente causaria um número muito maior de baixas civis.
Mercenário Brasileiro não "sabia o que era guerra"?
Viralizou esta semana o vídeo de um brasileiro que foi como mercenário para a Ucrânia para defender o país do inacreditável Zelensky, mas rapidamente perdeu a bravura e parece que já está voltando para o Brasil.
O que ele pensou que era a guerra? Aqueles joguinhos de vídeo que alguém cai numa ilha de paraquedas, acha armas pelo chão e sai matando outros amiguinhos virtuais?
Na guerra as balas são de verdade, as explosões também, e todas elasdestroem, alejam, matam.
Aonde isso vai parar?
Os russos e chineses vêm propagando uma amizade sólida e duradoura. Pois bem, através dessa amizade os russos pretendem driblar boa parte das sanções impostas pelo Ocidente ao país devido à guerra na Ucrânia. Distribuição de boa parte da produção russa, fornecimento de equipamentos, materiais, e até mesmo inclusão no sistema chinês de movimentação monetária internacional.
Só que essa possibilidade já gerou uma resposta acalorada do Ocidente, e os EUA ameaçaram a China de sanções tão duras quanto aquelas aplicadas à Rússia, caso essa ajuda se concretize.
Ora, muito mais do que a guerra, as sanções impostas aos russos vêm causando enormes estragos na economia mundial, e a Rússia está muito distante da China em termos de importância econômica no mundo. Eles pretendem o que, um caos profundo e generalizado na economia do planeta?
No mínimo isso pode ser chamado de irresponsável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário