domingo, 13 de março de 2022

Enorme estrutura mais perto da Via Láctea

Para quem gosta e acompanha temas relacionados ao cosmos a informação abaixo já deve ser de conhecimento, mas caso não seja passa a ser agora. 

Mas tirando a brincadeira acima, aí vai uma rápida explicação sobre o artigo abaixo:

A Corrente de Magalhães é uma faixa de gás e plasma que se desprende das galáxias anões devido as interações entre elas e a Via Láctea. Devido a diferença de tamanho, a tendência é que a Via Láctea venha a canibalizar suas duas irmãs e companheiras de cosmos menores nos próximos 4 bilhões de anos. Um pouco depois (apenas 1 bilhão de anos) deveremos nos fundir com Andrômeda.

Bem, a revisão descrita no artigo abaixo colocou a Corrente de Magalhães pelo menos 5 vezes mais próxima da Via Láctea, e a interação direta entre essas galáxias deverá começar a ocorrer bem antes do previsto, daqui a cerca de 50 milhões de anos, algo muito próximo no gigantismo da escala cósmica.

Como sempre o título abaixo tem o link para o artigo completo. 

A Corrente de Magalhães pode estar cinco vezes mais perto de nós do que imaginávamos


A menos que você saiba precisamente o quão intrinsecamente brilhante algo é, descobrir a que distância está algo é extremamente difícil. E há muitas coisas no cosmos para as quais o brilho intrínseco não está bem definido.

Isso significa que às vezes podemos errar muito as distâncias. Caso em questão: novas simulações mostram que uma estrutura gigantesca ao redor da Via Láctea pode estar muito mais perto do que pensávamos.

Essa estrutura é a Corrente de Magalhães, uma enorme corrente de gás em alta velocidade que envolve quase toda a nossa galáxia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário