domingo, 20 de março de 2022

O Planeta Nove

Há alguns meses o chamado Planeta 9 teve bastante repercussão na mídia científica novamente. Se ele será realmente encontrado eu não sei, mas temos 3 opções mais simples para os fenômenos gravitacionais que se observam no Sistema Solar:

1 - A mais aceita é a existência do Planeta 9, e basta encontrá-lo para comprová-la;

2 - As órbitas dos objetos afetados foram mal calculadas (por erro de dados), e basta corrigir os cálculos para que suas órbitas se expliquem;

3 - Ocorreu algum evento dentro do Sistema Solar que desestabilizou as órbitas desses objetos, e elas ainda não se estabilizaram novamente.

E você, acha que pode haver outra explicação?

O Planeta 9 pode estar mais perto e ser mais fácil de encontrar do que se pensava – se existir

O “mapa do tesouro” de um novo estudo sugere que um planeta várias vezes mais massivo do que a Terra pode estar escondido no nosso sistema solar, camuflado pela faixa brilhante de estrelas que constituem a Via Láctea.

PUBLICADO 2/09/2021, 18:24
Alguns astrónomos acreditam que um planeta desconhecido, com cerca de seis vezes a massa da Terra, ...

Alguns astrónomos acreditam que um planeta desconhecido, com cerca de seis vezes a massa da Terra, está escondido nos confins do sistema solar.

FOTOGRAFIA DE CALTECH/R. HURT (IPAC)

Entre os mistérios mais intrigantes do sistema solar está um enorme planeta gelado que teoricamente vive nas regiões externas da nossa vizinhança cósmica, muito para além da órbita de Neptuno. Este hipotético mundo, apelidado de “Planeta Nove” por alguns dos cientistas que o procuram, gerou polémica desde que foi proposto pela primeira vez.

A existência deste planeta prevê-se com base na sua aparente influência gravitacional sobre um grupo de pequenos objetos que têm um aglomerado de órbitas estranhas. Mas, até agora, as investigações que procuram este mundo não surtiram resultados e os críticos afirmam que os indícios da sua presença são apenas fantasmas que surgem nos dados.

Agora, uma nova análise prevê que, se este planeta existir, pode estar mais perto, é mais brilhante e mais fácil de localizar do que se pensava anteriormente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário