sexta-feira, 16 de setembro de 2022

A composição do eleitorado de Ciro está de acordo com o que ele prega

Vale a leitura da resposta que a redação do Brasil Independente deu a Luís Nassif. O jornalista em questão teve alguns momentos interessantes em sua carreira, mas já tem mais de uma década que se rendeu àquilo que mais criticava.

Também se rendeu a algo que deve ser sua paixão: o xadrez. O problema no xadrez de Nassif é que as peças não são distribuídas pelas regras do jogo, mas pelas regras que interessam a ele no momento. Dessa forma nacionalistas se tornam opressores, ditadores, desenvolvimentistas, se tornam agressores ao apontar desvios. E por aí vai.

E diferente do que Nassif afirma, se Lula for eleito, nada acontecerá. Não aconteceu nada nos 16 anos de governos petistas (amigo, o golpe foi dado pelo vice escolhido pelo Lula), não acontecerá agora. Nenhuma privatização foi desfeita, e nem mesmo os suspeitíssimos mecanismos e valores que envolveram esses negócios foram revistos. Roubos, excessos, desvios, nada foi investigado, nada foi punido, dando legitimidade a toda a destruição a que o país vem sendo exposto há pelo menos 35 anos. 

Por que ele agiria diferente agora? 

Bem, ele não agirá, já que não se compromete com nada que seja anseio popular, o que indica muito fortemente que sua campanha tem comprometimentos a portas fechadas, como é o estilo Lula de agir e governar, já que suas decisões são tomadas a portas fechadas com os grupos de pressão. O povo e seus anseios só são contemplados caso sobre espaço. Nesse momento não há esse espaço.

Quanto a acusação de Nassif a Ciro, lá no início de seu artigo, de que Ciro teria um eleitorado mais a direita, bem, isso é uma posição do próprio Ciro, que desde os anos 90 busca uma aliança de centro - centro esquerda como solução para o Brasil. Eu já disse aqui e repito, o candidato viável mais a esquerda nessas eleições é um cara que tem uma cara social-democrata quase clássica. E a social-democracia foi a resposta da direita europeia para que o continente não descambasse para o socialismo após a 2ª Gerra Mundial.

Opinião: “Nassif, o pena-paga do PT, está apavorado com Aldo e Ciro”

Aldo e Ciro – O jornalista Luís Nassif escreveu um artigo tentando atacar Ciro Gomes e Aldo Rebelo comparando-os com Vladimir Putin e Alexander Dugin. Tirando o fato de que nem Ciro, tampouco Aldo, tem qualquer tipo de relação política ou sequer teórica com Putin e Dugin, fica a dúvida, Nassif é fã ou hater? 

Putin é um dos estadistas mais bem sucedidos do planeta há pelo menos duas décadas. Tirou a Rússia do neoliberalismo, (re)nacionalizou a indústria do petróleo e gás, e encarcerou os oligarcas mafiosos que roubavam e evadiam para paraísos fiscais a renda dos russos proveniente dos recursos naturais. Já Dugin, nada mais é que um teórico da geopolítica nacionalista russo, sua obra tem certa aderência em setores mais radicalizados do nacionalismo eurasiano reativo ao imperialismo ocidental, mas sua suposta influência no governo de Putin é ridiculamente superestimada tanto por seus seguidores como por seus detratores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário