Antes de tudo precisamos entender que a Astronomia é uma ciência baseada em uma série de outras ciências, principalmente a física, a química e a matemática, mas outras também estão presentes nessa ciência. Eu digo isso para que entendam que, assim como outras, a Astronomia depende de outros conhecimentos para fazer suas pesquisas e tirar suas conclusões.
A afirmação que se faz agora é que teremos o choque entre dois buracos negros supermassivos, o que possibilitaria uma série de informações importantíssimas para a astronomia, e também para as ciências coligadas a ela.
E a minha pergunta não é pelo fato em si, que se as observações estão corretas já ocorreu há cerca de 1 bilhão de anos atrás, tal a distância dos eventos em foco. Minha pergunta, que deu título a este post, é se vamos acertar o tempo da observação desse evento fantástico aqui na Terra. Os astrônomos preveem que isso será observado na Terra em no máximo 3 anos. Eu dou um prazo de 10 anos, ou seja, pouco mais de 3x mais longo, para observarmos tal fato aqui no 3º planeta.
Com isso o que busco saber é até que ponto podemos confiar nos dados e prazos estimados pelos cientistas. Entendo perfeitamente as dificuldades de observação impostas pelas gigantescas distâncias e enormes influências físicas nas ondas eletromagnéticas que chegam até nós, e que distorcem os eventos, mas a acurácia, mesmo com todas essas dificuldades, é algo importantíssimo.
E um erro nesse prazo, ou mesmo que ele não ocorra (tenha ocorrido) como esperado, isso não invalida um monte de informações que as ciências já colheram e outro enorme tanto de avanços que já nos proporcionaram, mas tão somente virá a indicar aquilo que se sabe, que temos ainda muita coisa a descobrir, muita informação a coletar, e muito a evoluir. Um eventual erro ou acerto não muda isso em nada, mas tão somente indica que não estamos ainda no estágio que pensávamos, pelo menos nesse ponto específico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário