Nos últimos dias temos visto uma enxurrada de ataques de lulistas que acusam Ciro Gomes de ser linha auxiliar de Bolsonaro. A justificativa é a de que vídeos do Ciro têm sido usados em redes bolsonaristas para mostrar as mazelas dos governos petistas e suas contradições inexplicáveis.
Mas vamos analisar os fatos. Lula e os governos petistas fizeram aquilo que Ciro comenta em seus vídeos agem de acordo com o que Ciro divulga em seus vídeos, e mais, não apenas não reconhecem todas essas contradições como erros, não apenas voltam a buscar as mesmas alianças e conchavos, como ainda busca ampliar esse gigantesco arco de contradições entre seus discursos bonitos e suas práticas nada bonitas.
E enquanto os petistas buscam o tempo todo o título de maior oposição a Bolsonaro, foi graças a eles que pautas fundamentais para a manutenção do atual Presidente no poder. Talvez o caso mais emblemático tenha sido o do "orçamento secreto", mas não se resume a ele.
Os petistas também evitaram a participação em pedidos de impeachment, boicotaram manifestações que tinham por objetivo o afastamento do Presidente, e vemos algumas declarações de Lula contra uma ação que pudesse tirar Bolsonaro prematuramente do governo, não importando qual fosse o motivo dado pelo Presidente. As desculpas eram as mais esfarrapadas possíveis, e iam desde que não se pode afastar um Presidente (pediram impeachment de todos que não foram petistas antes de Bolsonaro), passando pela falta de tempo para o processo, e chegando a tentativa de minimizar posicionamentos e atos criminosos do atual mandatário do país.
Mas enquanto o PT e seus políticos agiam como falsa oposição, Ciro e o PDT entraram com vários pedidos de impeachment, denunciaram Bolsonaro em instâncias internacionais, participaram das poucas mobilizações organizadas pelo impeachment - lembramos que foram bastante prejudicadas pela pandemia e o cansaço de brasileiros com a mobilizações. Ciro chegou ao cúmulo de ameaçar deixar a campanha pela Presidência, caso o PDT não mudasse um voto na Câmara. O PDT mudou, e foi contra o governo.
Então como fazem tais acusações contra Ciro e o PDT?
Bem, isso é uma tática nazista, que se resume no Ministro da Propaganda de Hittle, Joseph Goebbels, que dizia que uma mentira dita muitas vezes se torna verdade. Não a toa o próprio Brizola dizia que o PT usava táticas nazistas.
O PT não é um partido nazista, mas dizê-lo assim tão diferente do bolsonarismo também não dá. Táticas e métodos são bastante parecidos.
Então, quem é linha auxiliar de quem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário