segunda-feira, 31 de outubro de 2022
Lula Presidente
domingo, 30 de outubro de 2022
Hoje tem eleições?
sábado, 29 de outubro de 2022
Que coisa deprimente
Foi por isso que me afastei de acompanhar a "campanha" do segundo turno das eleições desse ano. Que coisa deprimente, tanto a campanha dos dois candidatos durante todo o segundo turno, como foi deprimente o debate de ontem.
Propostas? Análises da situação atual? Sugestões para solução dos problemas?
Nada.
Mas um monte de acusações estúpidas?
Isso sobrou.
Mas isso é porque não há nenhuma intensão, seja de um lado, seja de outro, em mudar o país.~
Sim, verdade que um terá uma visão um pouco mais social, enquanto o outro será mais ligado a entregar os interesses dos mais ricos sem nenhuma consideração pelos mais pobres. Mas isso não muda a essência dos dois, que no final beneficiarão os mais ricos muito mais do que aos mais pobres.
Dua Lipa - Don´t Start Now
sexta-feira, 28 de outubro de 2022
O TSE e as decisões polêmicas
quinta-feira, 27 de outubro de 2022
Não é burrice, é método
Não, não é burrice de Bolsonaro, é método. Isso não significa que Bolsonaro seja um sujeito inteligente, porque o aproveitador não é necessariamente inteligente, apenas não tem escrúpulos. E esse é Jair Bolsonaro, um sujeito que não tem nenhum escrúpulo.
O vídeo abaixo é mais um caso desses, já que não há prova alguma de que tenha havido desvios, mas há evidências suficientes de que se quer criar um problema.
quarta-feira, 26 de outubro de 2022
Roberto Jefferson e perguntas a serem respondidas
terça-feira, 25 de outubro de 2022
Europa sendo sabotada
A Europa está sendo sabotada, e isso é nítido demais. O difícil é definir quem mais sabota o Velho Continente, se são os próprios líderes europeus, ou se são líderes de outros países. E vamos listar aqui uma série de sabotagens que foram cometidos nestes últimos meses.
- Problema na Ucrânia, onde a Europa ao contrário de buscar uma solução, joga gasolina nesse fogo há meses, mas não faz isso sozinha;
- Opção por produção de energia limpa e renovável. Óbvio que isso é o ideal, mas para isso as tecnologias precisam estar consolidadas, algo que ainda estamos distantes. Não se pode abrir mão das fontes atuais sem que as novas e ambientalmente amigáveis estejam prontas e com condições de uso massivo. Elas ainda não estão, e essa opção precipitada não apenas vai criar problemas econômicos sérios, como já está criando problemas ambientais ainda mais sérios;
- Suporte à Ucrânia sem motivação para isso, salvo atacar os russos por tabela;
- Provocar inflação sem necessidade, já que nada justifica os erros que se cometem contra o próprio povo e economia;
- Destruição de infraestrutura crucial para o recebimento de gás russo. Não se sabe quem cometeu os atentados contra os gasodutos alemães, mas quem fez isso também age contra a Europa;
- Compra de gás liquefeito transportado por navios, sem que o continente tenha a infraestrutura para descarga e armazenamento desse gás. O resultado são filas nos portos e nenhuma garantia de resolver o problema de desabastecimento, ainda mais num inverno que se aproxima rápido;
- Agora destruição de cabos submarinos entre a Europa e a África.
Algumas situações nitidamente são de autosabotagem, cometidas principalmente por líderes políticos e tecnocratas alinhados ideologicamente a alguns setores sócio-econômicos em detrimento de seus povos. Outras podem vir de fora, e esses líderes políticos e tecnocratas as assumem acriticamente, devido ao alinhamento ideológico.
A Europa precisa se libertar, ou tende a retroceder forte e rapidamente.
Cabos submarinos europeus de comunicações foram cortados nesta quarta-feira
Múltiplos cabos submarinos no sul de França foram cortados durante a noite na passada quarta-feira, tornando o acesso à Internet pouco fiável ao nível mundial. Os engenheiros repararam as ligações perdidas e as investigações ainda estão em curso. Os dedos foram apontados para os submarinos russos devido ao conflito na Ucrânia, mas os investigadores ainda não encontraram provas que sustentem esta suposição.
A resposta cada vez mais frutífera da Ucrânia à invasão da Rússia e o apoio do ocidente às forças ucranianas poderão agora estar a servir de pretexto para retaliações nas infraestruturas de comunicação, depois dos ataques aos gasodutos Nord Stream.
segunda-feira, 24 de outubro de 2022
A Pior Campanha da História?
domingo, 23 de outubro de 2022
Chuva de meteoros: ainda dá tempo de ver
Todos os anos a atmosfera terrestre é bombardeada por fragmentos deixados pela passagem do Cometa Halley. Isso acontece quando a Terra passa pelo espaço em que o próprio cometa passou, e é chamada de Orionidas.
Acesse o link para a reportagem abaixo, e saiba mais como observar o fenômeno.
AO VIVO: Chuva de Meteoros Orionidas 2022
sábado, 22 de outubro de 2022
November Rain - First to Eleven
Grandes música merecem ser sempre ouvidas. November Rain é uma dessas músicas, dessa vez na interpretação de First to Eleven, e na voz de Audra Miller.
sexta-feira, 21 de outubro de 2022
PDT definirá seu destino
O artigo do G1 abre alguns dos caminhos que serão discutido no PDT sobre o futuro do partido, mas o mais importante, o rumo dessas discussões serão definidas pela postura de Ciro Gomes quanto a seu futuro. O 4 vezes candidato à Presidência da República tem 2 caminhos que poderá trilhar. O primeiro é uma "aposentadoria" política, e se dedicar apenas a treinar novos quadros para o partido, e o segundo é entrar com força na oposição ao futuro governo com o objetivo de uma 5ª candidatura em 2026.
De minha parte eu acredito que possa haver dois outros caminhos para Ciro. O primeiro é Ciro se dedicar a treinar novos quadros e fazer a forte oposição ao governo, mas sem ser ele o candidato do PDT. O segundo seria ele exercer o mesmo trabalho, e ele mesmo ser o candidato, o que acho mais improvável e mais difícil de ser executado.
Também discute-se a possibilidade da formação de uma federação, possivelmente com o PSB. O problema é que o PSB pode estar na vice-Presidência da República a partir do próximo ano, e esse fato atrelaria o PDT a apoios a um possível futuro governo Lula. Como fazer oposição estando no governo?
No momento o PDT é o único partido, com alguma projeção, que preserva valores reais (mas já infiltrado) com relação a proteção de trabalhadores, desenvolvimento nacional e nacionalismo. Um desvio desse caminho apenas levará a um hiato de representatividade nesses valores, que são fundamentais para que se possa ter um país livre e soberano.
PDT definirá futuro após a eleição
Sigla quer se fortalecer para 2024
As principais lideranças do PDT vão se reunir após o fim das eleições 2022 para definir quais caminhos seguirão, visando as disputas municipais de 2024. Na avaliação de uma ala pedetista, acredita-se que a sigla poderia ter saído maior se tivesse feito alianças em diversos estados, como São Paulo e Ceará.
A derrota no estado cearense foi um baque para a legenda. No fim do ano passado, todos tinham certeza que conseguiriam ter o controle da região. Porém, o término da aliança com o PT frustrou os planos e ainda desencadeou numa briga entre os irmãos Gomes.
quinta-feira, 20 de outubro de 2022
Que entrevista foi essa, Lula?
quarta-feira, 19 de outubro de 2022
A verdade inventada
Na verdade o tema não é atual. A fofoca já faz isso há milênios, e Goebbels levou isso ao nível da técnica elaborada na Alemanha nazista, e sua frase mais célebre é a de que "uma mentira dita mil vezes torna-se uma verdade.
Pois bem, acredito que Eric Andriolo tenha total conhecimento disso, mas há um outro fator subjetivo, e que atinge a todos, que é a necessidade de acreditar em algo, e quando você acredita em algo, tudo que venha dessa fonte você tende a aceitar como verdade, a relativizar ou, no mínimo, justificar. Por isso a pós verdade sempre teve essa força de nos fazer agir como eles querem.
Outro ponto importante é que, por vários motivos, as pessoas tendem a não se aprofundarem nas informações que recebem, principalmente se elas vierem de fontes fidedignas. Ou seja, se alguém que você simpatiza lhe diz algo, você tende a acreditar naquilo, ou se alguém que tenha boa reputação disser algo terá o mesmo efeito.
Fora isso sugiro a leitura no texto de Eric Adriolo, e lembro que as instituições que nos deram o mundo atual estão em cheque. Mudanças no cenário tecnológico e geopolítico põe muitas de suas bases sob suspeita. Elas provavelmente não acabarão, mas precisarão se reinventar para seguirem existindo. Esse processo já começou.
Pós-verdade de esquerda
Redação Disparada···6 minutos de leitura
Por Eric Veiga Andriolo – Quando publiquei o livro a partir de minha dissertação de Mestrado, eu tinha motivo para fazê-lo. Era necessário falar contra as concepções rasteiras da pós-verdade e os diagnósticos rasos que circulam nas livrarias sob a pena de jornalistas, juristas e outros que se escandalizaram com as fake news o suficiente para demonizar os eleitores das direitas, mas não o suficiente para questionar suas próprias pressuposições sobre o estado da democracia.
Pós-verdade não tem campo político. É sintoma de uma crise estrutural do pensamento político do Ocidente em um mundo que evolui cada dia no sentido de destruir as ficções que sustentam a nossa institucionalidade.
terça-feira, 18 de outubro de 2022
Falta de Fies fecha cursos de graduação
A revolução educacional de Lula está sendo desmontada por Bolsonaro e Paulo Guedes. Na verdade nunca houve tal revolução, acho difícil que um "social liberal" tenha conseguido ser o "melhor Ministro da Educação da História".
Explico a situação. Foi investido um monte de dinheiro na criação de novas universidades e campus, e isso é verdade. Só que esses investimentos, como sempre, a maioria desses investimentos foram feitos onda não interessava à iniciativa privada investir. Onde havia tal interesse foi usado amplamente o Fies, o que endividou uma parcela enorme da juventude brasileira.
Além disso, temos que observar a qualidade dos cursos oferecidos nessas universidades privadas, incluindo aí a infraestrutura de ensino. Até pouco tempo atrás tínhamos universidades privadas sendo cobradas por não terem equipe docente qualificada, bibliotecas adequadas, etc.
Se formos levar em conta o retorno em termos de desenvolvimento do conhecimento, aí é que a coisa fica feia, porque mais de 90% das investigações científicas são feitas em universidades públicas, o restante, obviamente, pelas privadas, mas essas se concentram assustadoramente nas universidades de origem religiosa, como as PUC.
Ou seja, em mais um setor brasileiro houve enorme repasse de verbas para o setor privado, enquanto o Estado se encarrega de manter investimento em áreas que não são de interesse privado.
Para coroar esse processo, o governo fez muito esforço em atrair investimentos estrangeiros, de grandes grupos econômico-financeiros e pouco em desenvolver empresas genuinamente nacionais, o que fez com que os investimentos se retraíssem rapidamente e não houvesse a absorção dessa mão de obra de alta escolaridade de forma adequada. Tirando a política das "campeãs nacionais", a tônica foi essa. E mesmo a política das "campeãs nacionais" teve o problema de que essas são empresas, em sua imensa maioria, ligadas a setores que não estão na ponta do desenvolvimento técnico-científico.
segunda-feira, 17 de outubro de 2022
Que Debate Deprimente!
sábado, 15 de outubro de 2022
CARUSO - Benedetta Caretta & Marc-André
sexta-feira, 14 de outubro de 2022
O agro mandando no país?
quinta-feira, 13 de outubro de 2022
O PT não dobra Ciro
Quinta-feira eu costumo postar um vídeo, seja ele de minha autoria, ou de outros, e que eu considere importante para abrir o leque de opções e discussão político-econômico-social. Mas a baixaria generalizada que se tornou o 2º turno, e a falta de qualquer discussão interessante me levou a fazer um texto, que creio ser interessante.
Após a decisão popular do 1º turno, que decidiu amplamente pela polarização eleitoral entre o péssimo e o horroroso, e numa campanha em que Ciro Gomes claramente se tornou o alvo petista, o político cearense se recolheu a sua casa e praticamente desapareceu da discussão política nacional. Para não dizer que foi abduzido ele gravou um vídeo em que dizia que seguia a recomendação de seu partido o PDT, e que apoiava a candidatura de Lula, e ontem, dia de Nossa Senhora Aparecida, e dia das crianças, postou em suas redes um apelo a nossa padroeira, para que interceda e proteja nossas crianças.
Nas redes o assédio petista para dobrar Ciro prossegue, e do sistema também. Única candidatura com um mínimo de quebra com o sistema que ora manda e desmanda no país, o cearense resiste e simplesmente ignora os apelos e ataques que recebe para que suba efetivamente no palanque de Lula, o que simplesmente acabaria com todo o trabalho de construção de uma via verdadeiramente social-democrata que o cearense trabalhou arduamente para construir nos últimos anos.
Mas uma coisa é muito clara. Em seu estado, que sempre foi um bastião para Ciro tentar voos mais altos, houve uma reviravolta importante, e Ciro perdeu apoios importantíssimos, o que significa dizer que boa parte de seus colaboradores mais diretos o abandonaram. Isso se refletiu imediatamente no resultado das eleições estaduais, onde o candidato apoiado por Ciro ficou em 3º lugar.
Apesar de não parecer, o posicionamento de Ciro é mais do que simplesmente rancor ou mágoa, mas um posicionamento político importante e claro, e que chega a ultrapassar as fronteiras nacionais. Vou explicar.
Bolsonaro foi pedir as bênçãos do departamento de estado norte americano do partido republicano, Lula foi pedir as bênçãos do departamento de estado norte americano do partido democrata. Apoiar direta e enfaticamente qualquer dos lados é, tacitamente, se render a intervenção de um ou de outro em território nacional, algo absolutamente antagônico ao projeto de país mais autônomo advogado por Ciro. A coisa ultrapassa neoliberalismo, Keynesianismo, ou apenas um programa econômico, ela chega também ao grau de autonomia que o país tem e terá.
E acreditem, isso é muito importante para o desenvolvimento de um país.
Como o próprio Ciro falou, ele não quer ser mais um. Ou ele vai para fazer História, ou não interessa a ele ir. Muitos podem não gostar disso, mas Ciro mantém sua coerência.
Ciro Gomes frustra campanha de Lula e submerge nas redes sociais
Ciro Gomes abandonou redes sociais desde que postou vídeo anunciando que acompanharia a decisão do PDT de apoiar Lula no 2º turno
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) frustrou a campanha de Lula (PT) e submergiu nas redes sociais após ficar em quarto lugar nas eleições presidenciais deste ano.
quarta-feira, 12 de outubro de 2022
O erro proposital nos juros
Não é de hoje que o Banco Central capturado pelos interesses do rentismo financista vêm destruindo a economia brasileira. O aumento da Selic para 13,75% determinado na reunião do Copom desta quarta-feira (04/08), crescimento de 0,50 pontos percentuais, não é só mais um capítulo no suicídio econômico do Brasil: é um atentado contra nossa soberania.
Para todos os militantes trabalhistas que leram o livro de Ciro Gomes ou assistiram praticamente qualquer conteúdo do candidato nacionalista, o que aconteceu nos corredores opacos do Banco Central não é nenhuma novidade. Desde a consolidação do modelo neocolonial do tripé macroeconômico, a taxa básica de juros, a Selic, cumpre uma dupla função. Em primeiro lugar, assegura o apoio político dos grandes oligopólios de rentistas que dão “governabilidade” por meio do imenso poder de lobby – sobretudo o da embaixada de Washington. Em segundo lugar, mantém estável a taxa de câmbio ao atrair capital especulativo de curto prazo em busca de uma rentabilidade quase absurda em um mundo com taxas básicas de juros reais negativas.
terça-feira, 11 de outubro de 2022
O maior trouxa da eleição
segunda-feira, 10 de outubro de 2022
Pesquisas indicam estabilidade nos votos e instabilidade no governo
domingo, 9 de outubro de 2022
Boas notícias para a saúde
O estudo feito por cientistas sobre o controle dos músculos e o metabolismo abre enormes possibilidades para controle e cura de problemas de locomoção e obesidade.
Mas claro, essa pesquisa é apenas embrionária para avanços na cura ou controle desses problemas, e esperamos que esse estudo prossiga e se desenvolva, porque esses são males que vêm atingindo cada vez mais pessoas no mundo moderno.
Cientistas descobrem como controlar o metabolismo e a contração muscular
Um estudo publicado na revista científica eLife revelou como o músculo esquelético se ajusta ao treinamento de alta intensidade, e como alterações nos mecanismos conseguem controlar o metabolismo e a contração muscular.
Segundo o artigo, o treino intenso aumenta o número de proteínas musculares esqueléticas cruciais para o metabolismo energético e contração muscular e altera quimicamente proteínas metabólicas importantes. As descobertas ajudam a entender como essa atividade física aumenta o metabolismo, e abrir as portas para mais pesquisas sobre a influência do exercício nesses processos.
sábado, 8 de outubro de 2022
All I Need - Within Temptation
Mais uma belíssima interpretação de Sharon Den Adel e do Within Temptation.
quinta-feira, 6 de outubro de 2022
As articulações para o 2º turno
segunda-feira, 3 de outubro de 2022
Primeiro turno e o futuro do país
Comentário do primeiro turno mais tarde
domingo, 2 de outubro de 2022
Hoje não falaremos de avanços científicos
sábado, 1 de outubro de 2022
A hora é de Ciro Gomes?
Carlos Sávio Teixeira dá alguns motivos para que se vote em Ciro Gomes nesse 2 de outubro. Todos esses motivos são válidos, e podem convencer alguns a votar no candidato do PDT, mas eu vou mudar um pouco o objetivo, e vou perguntar se a hora é do Ciro.
Sim, e não pergunto isso baseado em pesquisas, porque não acredito em nenhuma delas. Minha descrença não é derivada em possíveis fraudes, embora elas sejam possíveis, mas no fato de que as parcelas da sociedade pesquisadas são muito pequenas para se fazer uma projeção fidedigna da sociedade brasileira, além de se utilizarem dados defasados, e de as pesquisas não serem suficientemente amplas no território nacional para refletir o verdadeiro anseio eleitoral do brasileiro.
E minha pergunta se dá porque a grande e verdadeira pesquisa é a das urnas. Redes sociais, mesmo as físicas, costumam ser bolhas, e não servem de reflexo de toda a sociedade. Nós não nos relacionamos com tantas pessoas, e muito menos com pessoas de todos os seguimentos sociais, e o que vejo é um monte de gente que jamais falou ou cogitou votar em Ciro declarando voto. Esses votos não são declarados em redes sociais virtuais, mas nos contatos diretos.
Pode ser um bom indicativo. Talvez não seja hora de Ciro, mas o político cearense cumprir sua promessa de não voltar a se candidatar, qualquer que seja o resultado das urnas, provavelmente deixará sua carreira eleitoral com o mais importante trabalho de recuperação de um partido que tendia ao ostracismo.
Isso explica todos os ataques do sistema à candidatura do ex-Governador. Talvez até seja a hora dele, então esses ataques serão muito mais fortes, muito mais selvagens. Para o sistema só existe democracia se quem manda no país são eles.
Amanhã as urnas dirão.
Belíssima interpretação
A inglesa Lucie Silvas nos presenteia com uma belíssima interpretação de You Are Always On My Mind. A música fez enorme sucesso na voz do Rei do Rock, Elvis Presley. Por sinal, este é um nome que nunca passou por aqui, e nós precisamos reparar esse erro logo.
A propósito, não é a primeira vez que Lucie nos empresta sua belíssima voz.