sábado, 1 de outubro de 2022

A hora é de Ciro Gomes?

Carlos Sávio Teixeira dá alguns motivos para que se vote em Ciro Gomes nesse 2 de outubro. Todos esses motivos são válidos, e podem convencer alguns a votar no candidato do PDT, mas eu vou mudar um pouco o objetivo, e vou perguntar se a hora é do Ciro.

Sim, e não pergunto isso baseado em pesquisas, porque não acredito em nenhuma delas. Minha descrença não é derivada em possíveis fraudes, embora elas sejam possíveis, mas no fato de que as parcelas da sociedade pesquisadas são muito pequenas para se fazer uma projeção fidedigna da sociedade brasileira, além de se utilizarem dados defasados, e de as pesquisas não serem suficientemente amplas no território nacional para refletir o verdadeiro anseio eleitoral do brasileiro.

E minha pergunta se dá porque a grande e verdadeira pesquisa é a das urnas. Redes sociais, mesmo as físicas, costumam ser bolhas, e não servem de reflexo de toda a sociedade. Nós não nos relacionamos com tantas pessoas, e muito menos com pessoas de todos os seguimentos sociais, e o que vejo é um monte de gente que jamais falou ou cogitou votar em Ciro declarando voto. Esses votos não são declarados em redes sociais virtuais, mas nos contatos diretos.

Pode ser um bom indicativo. Talvez não seja hora de Ciro, mas o político cearense cumprir sua promessa de não voltar a se candidatar, qualquer que seja o resultado das urnas, provavelmente deixará sua carreira eleitoral com o mais importante trabalho de recuperação de um partido que tendia ao ostracismo.

Isso explica todos os ataques do sistema à candidatura do ex-Governador. Talvez até seja a hora dele, então esses ataques serão muito mais fortes, muito mais selvagens. Para o sistema só existe democracia se quem manda no país são eles.

Amanhã as urnas dirão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário