quinta-feira, 13 de outubro de 2022

O PT não dobra Ciro

Quinta-feira eu costumo postar um vídeo, seja ele de minha autoria, ou de outros, e que eu considere importante para abrir o leque de opções e discussão político-econômico-social. Mas a baixaria generalizada que se tornou o 2º turno, e a falta de qualquer discussão interessante me levou a fazer um texto, que creio ser interessante.

Após a decisão popular do 1º turno, que decidiu amplamente pela polarização eleitoral entre o péssimo e o horroroso, e numa campanha em que Ciro Gomes claramente se tornou o alvo petista, o político cearense se recolheu a sua casa e praticamente desapareceu da discussão política nacional. Para não dizer que foi abduzido ele gravou um vídeo em que dizia que seguia a recomendação de seu partido o PDT, e que apoiava a candidatura de Lula, e ontem, dia de Nossa Senhora Aparecida, e dia das crianças, postou em suas redes um apelo a nossa padroeira, para que interceda e proteja nossas crianças.

Nas redes o assédio petista para dobrar Ciro prossegue, e do sistema também. Única candidatura com um mínimo de quebra com o sistema que ora manda e desmanda no país, o cearense resiste e simplesmente ignora os apelos e ataques que recebe para que suba efetivamente no palanque de Lula, o que simplesmente acabaria com todo o trabalho de construção de uma via verdadeiramente social-democrata que o cearense trabalhou arduamente para construir nos últimos anos. 

Mas uma coisa é muito clara. Em seu estado, que sempre foi um bastião para Ciro tentar voos mais altos, houve uma reviravolta importante, e Ciro perdeu apoios importantíssimos, o que significa dizer que boa parte de seus colaboradores mais diretos o abandonaram. Isso se refletiu imediatamente no resultado das eleições estaduais, onde o candidato apoiado por Ciro ficou em 3º lugar.

Apesar de não parecer, o posicionamento de Ciro é mais do que simplesmente rancor ou mágoa, mas um posicionamento político importante e claro, e que chega a ultrapassar as fronteiras nacionais. Vou explicar.

Bolsonaro foi pedir as bênçãos do departamento de estado norte americano do partido republicano, Lula foi pedir as bênçãos do departamento de estado norte americano do partido democrata. Apoiar direta e enfaticamente qualquer dos lados é, tacitamente, se render a intervenção de um ou de outro em território nacional, algo absolutamente antagônico ao projeto de país mais autônomo advogado por Ciro. A coisa ultrapassa neoliberalismo, Keynesianismo, ou apenas um programa econômico, ela chega também ao grau de autonomia que o país tem e terá.

E acreditem, isso é muito importante para o desenvolvimento de um país. 

Como o próprio Ciro falou, ele não quer ser mais um. Ou ele vai para fazer História, ou não interessa a ele ir. Muitos podem não gostar disso, mas Ciro mantém sua coerência.

Ciro Gomes frustra campanha de Lula e submerge nas redes sociais

Ciro Gomes abandonou redes sociais desde que postou vídeo anunciando que acompanharia a decisão do PDT de apoiar Lula no 2º turno

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) frustrou a campanha de Lula (PT) e submergiu nas redes sociais após ficar em quarto lugar nas eleições presidenciais deste ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário