sexta-feira, 21 de outubro de 2022

PDT definirá seu destino

O artigo do G1 abre alguns dos caminhos  que  serão discutido no PDT sobre o futuro do partido, mas o mais importante, o rumo dessas discussões serão definidas pela postura de Ciro Gomes quanto a seu futuro. O 4 vezes candidato à Presidência da República tem 2 caminhos que poderá trilhar. O primeiro é uma "aposentadoria" política, e se dedicar apenas a treinar novos quadros para o partido, e o segundo é entrar com força na oposição ao futuro governo com o objetivo de uma 5ª candidatura em 2026. 

De minha parte eu acredito que possa haver dois outros caminhos para Ciro. O primeiro é Ciro se dedicar a treinar novos quadros e fazer a forte oposição ao governo, mas sem ser ele o candidato do PDT. O segundo seria ele exercer o mesmo trabalho, e ele mesmo ser o candidato, o que acho mais improvável e mais difícil de ser executado.

Também discute-se a possibilidade da formação de uma federação, possivelmente com o PSB. O problema é que o PSB pode estar na vice-Presidência da República a partir do próximo ano, e esse fato atrelaria o PDT a apoios a um possível futuro governo Lula. Como fazer oposição estando no governo?

No momento o PDT é o único partido, com alguma projeção, que preserva valores reais (mas já infiltrado) com relação a proteção de trabalhadores, desenvolvimento nacional e nacionalismo. Um desvio desse caminho apenas levará a um hiato de representatividade nesses valores, que são fundamentais para que se possa ter um país livre e soberano. 


PDT definirá futuro após a eleição

Sigla quer se fortalecer para 2024

As principais lideranças do PDT vão se reunir após o fim das eleições 2022  para definir quais caminhos seguirão, visando as disputas municipais de 2024. Na avaliação de uma ala pedetista, acredita-se que a sigla poderia ter saído maior se tivesse feito alianças em diversos estados, como São Paulo e Ceará.

A derrota no estado cearense foi um baque para a legenda. No fim do ano passado, todos tinham certeza que conseguiriam ter o controle da região. Porém, o término da aliança com o PT frustrou os planos e ainda desencadeou numa briga entre os irmãos Gomes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário