Ontem um asteroide de aproximadamente 1 metro de diâmetro caiu em Ontario no Canadá. Como eu disse no título dessa postagem, esse foi o menor asteroide já detectado no espaço a atingir a Terra.
Pode parecer pouco, porque 1 metro é uma rocha ou pedaço de metal pequeno para os padrões cósmicos, mas entrando na atmosfera da Terra a alguns milhares de quilômetros por hora, e mesmo com a fricção, que causa a luminosidade, e a fragmentação, que ambos diminuem bastante a massa que chega à superfície, e mesmo reduzindo a velocidade do meteorito, essas massas são suficientes para causar danos a propriedades, e mesmo matar uma pessoa.
Imaginem que chegue um fragmento de 2 centímetros de diâmetro à superfície, a 1.000 km/h. Pois bem, isso mata qualquer um, ou fura um carro, ou o teto de uma casa.
Por isso o controle é importante, principalmente dos grandes asteroides, que podem causar danos bem mais importantes.
Esse foi o menor asteroide já descoberto ainda no espaço, e a previsão de queda foi certeira!
Se você mora no Canadá ou em algumas partes dos EUA e ouviu um estrondo muito forte nessa madrugada de 19 de novembro, provavelmente você presenciou a queda de um pequeno asteroide.
Sim, um asteroide caiu no Canadá e foi descoberto apenas algumas horas antes do impacto acontecer. A rocha espacial ganhou a designação provisória de C8FF042, e foi descoberta pelo Mount Lemmon Survey, enquanto o D. Rankin analisava suas imagens. O asteroide intitulado 2022 WJ1 foi confirmado pelo Minor Planet Center. Ao ser detectado pelo astrônomo D. Rankin, foi emitido um alerta de impacto iminente previsto para as 08:26 UTC (05h26 pelo horário de Brasília) do dia 19 de novembro. A queda estava sendo prevista para a região sudeste do Canadá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário