Desde que o homem monitora os céus em busca de potenciais asteroides perigosos ao planeta, essa foi uma aproximação perigosa, e sua máxima aproximação ocorreu justamente sobre o território brasileiro. Apenas 2.500 kim da superfície da Terra é um nada em termos cósmicos, mas ainda assim é uma distância enorme, se pensarmos na possibilidade de esse astro ser atraído pela força gravitacional de nosso planeta.
De qualquer forma esse asteroide em si não oferecia risco tão grande assim, já que seu tamanho é estimado em um diâmetro de apenas 5,5m, e com isso veríamos uma bola incandescente no céu, e ele explodiria, com a possibilidade de alguns meteoros menores atingirem a superfície.
Mas não custa lembrarmos que as colisões entre astros não são assim tão raras, e nosso planeta já teve a vida extinta por conta da queda de meteoritos ao menos 2 vezes, pelo menos é o que dizem os cientistas.
Mas pelo menos por enquanto não corremos esse risco, embora muitos cientistas acreditem que estejamos vivendo a 6ª extinção em massa de nosso planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário