domingo, 15 de janeiro de 2023

Estrela distante

Interessante a reportagem abaixo. O fato de terem encontrado uma estrela a essa distância, claro, é impressionante, e mostra o grau de sofisticação dos instrumentos de observação e pesquisa que temos hoje em dia à disposição dos pesquisadores hoje em dia.

E eu faço uma extrapolação que não está contida no artigo. Se o halo galático da Via Láctea está assim tão longe da própria galáxia, será por isso que os astrônomos dizem que a fusão entre Via Láctea e Andrômeda já se iniciou? Andrômeda está a cerca de 2,5 milhões de anos luz de distância, e também tem um halo galático que deve estar tão longe dela quanto o da Via Láctea, talvez mais.

E eu fico imaginando o tamanho da galáxia que sairá dessa fusão.


Astrónomos encontram a estrela mais distante da Via Láctea

Um grupo de astrónomos localizou mais de 200 estrelas conhecidas como RR Lyrae no halo galáctico da Via Láctea, a mais distante a mais de um milhão de anos-luz da Terra.


As RR Lyrae estão entre as estrelas mais antigas da nossa galáxia e têm propriedades físicas que as fazem expandir e contrair num ciclo regular, permitindo utiliza-las como padrão para medir distâncias galácticas.

Um novo estudo da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, nos Estados Unidos, será apresentado no encontro da American Astronomical Society, que decorrerá em Seattle esta semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário