Está sendo noticiada a morte de Yevgeny Prigozhin em um acidente aéreo ontem nos arredores de Moscou. Dmitry Utkin, outro fundador e líder dos Wagner, também estava no avião, e também é tido como passageiro do embraer que despencou. Claro, a morte dos dois já está sendo noticiada, e inclusive alguns meios de comunicação russos informam que os corpos foram reconhecidos e recolhidos do meio dos escombros do acidente.
Do acidente em si temos duas versões até o momento. A primeira é que o avião explodiu no ar, sozinho. A segunda é que teria sido abatido por um míssil da defesa anti-aerea russa.
Há 5 hipóteses muito plausíveis.
A primeira é que foi realmente uma rebelião há pouco mais de um mês atrás. Nesse caso o grupo ligado a Putin poderia ter causado a queda do avião, como forma de represália e aviso a outros possíveis "rebeldes".
A segunda hipótese é que realmente não houve nenhuma rebelião, tudo não passou de um embuste do grupo de Putin, então os "dissidentes" internos do governo poderiam ter causado o acidente como vingança e para remover o cão de guarda interno e ponta de lança de Putin no exterior da cena política.
A terceira é uma ação de países atlanticistas. Sim, os Wagner vêm sendo um problema sério aos interesses de países da aliança atlântica em regiões importantes, como o Oriente Médio e mais recentemente na África. O sucesso de suas ações já atrai interesses de alguns países latino-americanos de também contarem com os serviços do grupo. A ideia, claro, é retirar a pedra do sapato.
A quarta hipótese é uma Maskirovka ainda mais elaborada do que as que vimos até agora. Os dois mortos teriam simulado seu embarque no avião, e agora estariam mais livres para engendrar ações pelo mundo, inclusive com cirurgias plásticas, etc.
Por último, mas não final, pode ter sido apenas um acidente. Sim, às vezes eles ocorrem, mesmo no mundo da alta geopolítica mundial, ainda que não sejam tão comuns.
Qual das hipóteses é a real acredito que jamais saberemos, mesmo com os russos prometendo uma investigação rigorosa sobre o que ocorreu com o avião do Wagner. E ainda que tenhamos uma posição oficial, não significa que ela seja a verdade. Talvez, quem sabe, num futuro distante, o caso seja realmente esclarecido, mas aí já não terá mais relevância para o momento. Vamos acompanhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário