domingo, 6 de agosto de 2023

Meteoro ilumina a noite dos EUA

Um meteoro ofuscou a superlua da madrugada de 02 de agosto. Uma lua enorme, com o 2º maior brilho do ano, e as atenções se voltaram para algo absolutamente inesperado; um bólido com brilho cerca de 5x mais forte que o da própria Lua.

Segundo as informações da Nasa, o objeto tinha cerca de 34kg, e sua origem é desconhecida. Mas esse "desconhecida" tem que  ser lida assim, entre aspas, porque tudo indica que meteoro tenha sido parte de algum cometa que passou pela órbita da Terra em algum momento, e deixou o "presente" para nós. Em tendo sido um pedaço de cometa, o mais provável é que jamais encontremos nada dele, já que eles costumam ser feitos majoritariamente por água congelada, e como sabemos, água congelada na superfície da Terra costuma derreter, ainda mais na latitude em que se deu o fenômeno.

Mais informações no link abaixo da Galeria do Meteoro.


De acordo com Bill Cooke, o brilho foi causado por um fragmento de um cometa - mas que cometa é esse?!

Na última madrugada de 02 de agosto por volta das 02h00 (local), uma gigantesca bola de fogo riscou os céus de 9 estados na região leste dos EUA. Naquela noite, muitas pessoas estavam admirando a Superlua, que foi a segunda maior e mais brilhante Lua Cheia do ano de 2023. Mas ninguém esperava que algo poderia brilhar mais do que a Lua - muito mais do que a Lua...

O astrônomo amador, Bill Stewart, de Ceredo, West Virginia, estava no telhado de sua casa observando a Lua com telescópio quando o brilho do bólido chamou sua atenção. O bólido foi registrado por uma de suas câmeras, bem como sua reação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário