terça-feira, 9 de agosto de 2011

Crise ou Chororô?


Até junho de 2011, algumas das empresas citadas na nota do "Guia Marítimo" (abaixo) anunciavam com pesar as mazelas da Marinha Mercante, notadamente no setor de containeres, que amargavam subutilização de suas embarcações, e preços de fretes baixíssimos, fazendo com que trabalhassem a beira do prejuízo. Menos de dois meses depois estão aumentando o valor do frete, e anunciando temporada de pico.


Realmente não se pode acreditar no que os armadores falam. É só ver o que acontece no Brasil. Segundo eles metade de nossa frota, assim como a exploração de petróleo, já estariam paradas, devido à falta de oficiais mercantes brasileiros para tripularem as embarcações em nossa costa. É só olhar em volta e constatar.


Abaixo a nota:


Zim determina sobretaxa de temporada de pico

 A Zim acaba de determinar uma sobretaxa de temporada de picop nas cargas transportadas da Ásia para a Índia e para o oeste do Mediterrâneo, do Mar Adriático e do norte da Europa. O valor, de US$ 150 por Teu (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) começará a ser cobrado a partir do próximo dia 15. Com a medida, a companhia israelense se junta a outras empresas do setor marítimo que adotaram uma restauração de taxas. Outros aumentos recentes anunciados para o trade Ásia-Europa incluem: os US$ 125 por Teu da Hapag-Lloyd, os US$ 200 por Teu da CMA CGM, e os US$ 150 por Teu da Hamburg Süd.


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