sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Um Farol em Nosso Rumo?

Para ler na íntegra, clique aqui


A campanha nefasta que os armadores fazem contra a presença de brasileiros a bordo de embarcações em nossa costa continua, mas ao menos as autoridades não estão se deixando iludir pelas desinformações veiculadas através da imprensa, e que se destinam muito mais a criar dúvidas e medo em quem não conhece o setor ou está desatualizado, do que realmente colocar um problema que pode afligir à sociedade brasileira.

Dessa vez o presidente do Conselho Nacional de Imigração também se pronunciou, e de forma sensata diz que o CNI só irá tomar uma posição, quando tiver melhores informações.

De qualquer forma, mais uma vez os números apresentados pelo Syndarma estão diferentes e não batem. Se vamos precisar de 5.437 oficiais mercantes até 2020, como teremos falta de oficiais, se, conforme nossa postagem de 03 de junho de 2011, já estamos formando cerca de 800 novos oficiais por  ano, e a partir de 2015 serão cerca de 1.000 novos oficiais por ano? O Syndarma tem é que ver melhor seus números, porque desse jeito teremos um sério problema de desemprego no setor. O número de oficiais formados apresentado pelos armadores, é referente a uns 4 ou 5 anos atrás, e em apenas um dos Centros de Formação.

Impressiona também o número de estrangeiros trabalhando em nossa costa.

Bom, com a manutenção das NR 72 e 80, creio que poderemos encaixar todos os futuros formados do Ciaga e Ciaba.

Esperamos também que o SINDMAR e nossa Federação de Marítimos (FNTTAA), sigam muito atentamente este novo estudo, para que não sejam manipulados números de forma a apresentar um quadro tão distante da realidade, como fazem os armadores atualmente.

Por último, o blog e o blogueiro gostariam de saber quais os requisitos para se candidatar aos empregos que pagam R$ 70.000,00 por mês, e para onde mandamos os currículos?



Nenhum comentário:

Postar um comentário