quinta-feira, 10 de junho de 2021

A monocultura

O Brasil ainda não está nessa situação, ainda que caminhe rapidamente para isso. Agora temos que entender que ainda não chegamos nesse ponto, e que podemos reverter essa tendência, mas não é ouvindo as ideias dos liberais, tenham eles mais ou menos atenção social.

Também é preciso entender que apenas mão de obra qualificada não é suficiente para nenhuma sociedade avançar para o desenvolvimento e escapar dessa armadilha do produto único, mesmo que seja impossível escapar disso sem essa qualificação. Isso porque o desenvolvimento é o resultado de um conjunto de fatores, e exige a junção de: uma iniciativa privada atuante e empreendedora, uma mão de obra altamente qualificada, uma academia atuante e conectada com as potencialidades e as demandas nacionais, e por último um governo forte e que coordene o esforço e invista no desenvolvimento.

Não é fácil, mas é possível. A propósito, os EUA estão novamente colocando trilhões de dólares nesse processo. Não temos trilhões de dólares, mas podemos fazer por onde escapar dessa armadilha do produto único.

A propósito, quando se fala em produto único, se fala de produção de commodities, sejam elas minerais ou agrícolas, ou seja, produtos sem nenhum, ou com pouquíssimo valor agregado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário