segunda-feira, 7 de junho de 2021

Carro voador da Embraer?

Outro dia publiquei aqui no Blog dos Mercantes uma matéria sobre um carro voador japonês. E olha o que me aparece apenas poucos dias depois? Um carro voador da Embraer, a empresa de tecnologia de ponta do setor aeroespacial basileiro. E a empresa não está pesquisando, mas já fechou acordo para a venda de 200 unidades a um operador de taxi-aéreo urbano, que opera nos EUA e no Reino Unido. Essa é a empresa que o Governo brasileiro entregava de bandeja ao capital estrangeiro, e que só retornou porque a quebrada Boeing não teve cacife para concretizar a compra, e porque o incompetente governo Trump não soube ver a potencialidade da entrega.

Bom para o Brasil, mas não é o suficiente.

Sim, porque precisamos começar a pensar mais longe, precisamos começar a pensar em transcender as poucas "campeãs" que temos e investirmos na reindustrialização do país, não nos moldes tradicionais, mas na enorme janela de oportunidades que as novas tecnologias, e demandas da humanidade nos oferecem. O Brasil tem algumas áreas em que detém vantagens comparativas importantes, e que já foram listadas aqui várias vezes. As principais são o agronegócio, a saúde, o petróleo-gás, e o militar.

Mas eles não são os únicos. Também temos muito conhecimento consolidada na indústria de construção pesada, e no setor de motores elétricos. Também são setores de muita potencialidade de crescimento e demanda mundial.

Mas para isso o país precisa mudar sua política econômica com urgência, e passar a tomar ações que desenvolva todos esses potenciais brasileiros. Desde o final dos anos 80 o Brasil vem implementando políticas neoliberais, independente do partido, ou do espectro ideológico que tenha exercido o poder (a exceção foram os dois anos de Itamar Franco).

E a mudança na política econômica precisa focar na transferência do foco que se mantém há trinta anos no mercado financeiro, e levá-lo ao setor produtivo. Além, claro, de promovermos uma revolução na educação brasileira, porque a produção e os serviços que se desenvolvem necessitam de trabalhadores de altíssimo nível escolar, de altíssimo preparo intelectual. 

O Brasil é grande demais para se limitar à produção agrícola, à exploração mineral, e à especulação financeira.



Embraer fecha venda de 200 carros voadores elétricos para empresa dos EUA

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 04 de Junho de 2021 às 11h52

A Embraer segue fazendo história e já demonstra que será um forte player no mercado de carros voadores. A fabricante brasileira, por meio de sua startup Eve Urban Air Mobility Solutions, fechou um acordo de venda de 200 eVTOLs para a Halo, famosa empresa de táxi aéreo urbano que atua nos Estados Unidos e em Londres. As entregas, de acordo com a empresa, começam a ser feitas em 2026.

Além do pedido inicial e da colaboração para desenvolver uma nova operação de eVTOL, a Eve e a Halo também farão parceria no desenvolvimento contínuo do sistema de Gestão de Tráfego Aéreo Urbano da Eve, bem como nas ofertas de serviços e operações de frotas que a Eve oferece como integradora de ecossistema para operações UAM (Mobilidade Aérea Urbana).



Nenhum comentário:

Postar um comentário