Bom, ao menos é o que a campanha de Ciro Gomes pretende, em seu máximo reflexo, conseguir com o processo que entrou contra o Presidente Jair Bolsonaro no TSE, ou ao menos desacreditar e minar a campanha do atual Presidente. Explico:
1 - Caso o TSE aceite as alegações do PDT, Bolsonaro ficará inelegível, ou não poderá ser diplomado Presidente, caso eleito. Acho dificílimo que isso ocorra. Bolsonaro deveria estar inelegível há pelo menos 2 anos, tantos foram os crimes de responsabilidade e comuns cometidos pelo mandatário máximo da República durante seu mandato. O problema é que nunca se construíram consensos políticos que viabilizassem tal situação, e lamentavelmente vimos, por várias vezes, depoimentos de um partido que se diz oposição, e de seus principais líderes, em prol da manutenção do atual Presidente até o final de seu mandato, e de que esse concorresse à reeleição.
2 - Quem poderia desembarcar do bolsonarismo devido aos desvios e devaneios de seu líder máximo já o fez. Na verdade, com a aproximação das eleições, uma série de erros de seu principal "opositor", e as lembranças nefastas de um passado não tão distante, fazem com que uma parte até comece a retornar o apoio a Bolsonaro. Ao menos é o que indicam as pesquisas.
Mas se ambos os reflexos são dificílimos de serem alcançados, então porque a campanha de Ciro optou por essa ação judicial?
Bem, apesar de dificílimo, nenhum dos dois reflexos é impossível. Então vale a tentativa. Mas também existe um terceiro reflexo, e esse independe de qualquer decisão judicial, ou política. A visibilidade na mídia. Embora ela não seja máxima como ocorreria se o principal líder "opositor" tivesse tomado tal iniciativa, ela ocorreu, incluindo canais que são abertamente contra a candidatura de Ciro. A presença na mídia, ainda mais com uma pauta dessas, pode atingir muitos eleitores, boa parte dos quais está incomodado por ter que escolher entre o atual ou o ex Presidentes, ou que não veem alternativa interessante entre os candidatos.
Urgente: Ciro Gomes pede inelegibilidade de Bolsonaro ao TSE
Ciro Gomes pede inelegibilidade de Bolsonaro – A campanha de Ciro Gomes (PDT), candidato à presidência da República, entrou nesta sexta-feira (19) com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para barrar a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O pedetista contesta a postura de Bolsonaro durante a polêmica reunião com embaixadores em que o atual ocupante do Palácio do Planalto atacou o processo eleitoral, sem mostrar provas.
A equipe jurídica de Ciro Gomes pediu ao TSE a cassação do registro de Bolsonaro ou do diploma (se o presidente for reeleito), pela prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário