segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Ensino Superior em Xeque

O absurdos cortes promovidos pelo Governo Federal em todas as áreas fazem seus estragos. Na saúde já mostramos alguns, e agora as Universidades públicas podem ser paralisadas por falta de recursos para o pagamento de despesas correntes como água e energia. 

E enquanto o Estado brasileiro e as poucas opções que a população tem para almejar dias melhores são desmontados em nome de uma ideologia estúpida, os muito ricos acumulam cada vez mais a riqueza do país, tornando o poço que separa os super-ricos do resto da população um gigantesco abismo.

Mas se você acha que é exagero, basta dizer que os cortes não se dão apenas nas universidades federais. Ao longo de seu governo foram diversos cortes em várias áreas, incluindo a Segurança Pública, área que ele sempre alegou ser uma de suas maiores prioridades. Em compensação as benesses de cunho pessoal ele distribuiu sem pudor, principalmente para a cúpula das Forças Armadas e as bases das Polícias Militares, onde espera apoio para sua aventuras tresloucadas.

Porque isso é Jair Bolsonaro, um homem preocupado consigo mesmo, e com seus filhos. E só.

Cortes deixam 17 universidades federais com risco de parar em 2022

Um levantamento do GLOBO aponta que 17  institutições de ensino de ensino superior têm risco de interromper suas atividades até o fim do ano por falta de dinheiro para pagar contas básicas, como água e luz. Entre elas, estão as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), da Bahia (UFBA), do Pará (UFPA) e de Juiz de Fora (UFJF).

As universidades federais tiveram, em 2022, mais de R$ 400 milhões cortados em recursos discricionários. Diferente dos gastos obrigatórios (que pagam os salários, por exemplo), estes podem ser remanejados para outras áreas. No entanto, pagam aspectos fundamentais para o funcionamento das instituições, como as contas de água, luz, limpeza, segurança e manutenção predial, além de bolsas, auxílio estudantil, equipamentos e insumos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário