Um colisão entre duas estrelas, um encontro de gigantes. Ainda que uma estrela de neutrons não seja tão grande, ela é extremamente massiva, e é sim, um gigante do espaço. Pois é, uma estrela "normal" colidiu com uma estrela de neutrons, e o resultado foi um enorme explosão, grande o suficiente para ser observada a uma distância "inimaginável", que é estimada entre 6 e 9 bilhões de anos luz.
Mais impressionante ainda é pensarmos na quantidade de raios gama (aquele que "criou" o Hulk) que liberou. Para entenderemos, apenas 10 segundos de emissão de raios gama vindas de uma explosão como essa, equivaleria à energia liberada pelo sol em 10 bilhões de anos.
Tá bom pra vocês?
2 estrelas colidem e tudo foi registrado pelo Observatório ALMA no Chile
A colisão estelar é um dos eventos mais extremos do Universo, e tudo foi registrado em níveis milimétricos de onda
A colisão entre duas estrelas, sendo pelo menos uma delas uma estrela de neutros, foi registrada em níveis milimétricos de onda, de uma forma nunca antes vista. As observações reveladas no periódico The Astrophysical Journal Letters mostra o resultado de observações lideradas por equipes das universidades Northwestern e Radboud, na Holanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário