Praticamente o mundo todo já reabriu, praticamente todos os povos já voltaram a uma rotina mais ou menos normal. Claro, temos algumas exceções, como a China e a Coreia do Norte, países que já são tradicionalmente fechados, e que apenas acentuaram essas medidas devido a pandemia.
Mas me espantou descobrir que só agora, mais de dois anos depois de ter se fechado totalmente, a Nova Zelândia reabriu suas fronteiras ao mundo. Há mais de ano tinha visto que eles tinham reaberto seus portos (com muitas restrições e cuidados) para navios de carga, já que o comércio precisava retornar, e com isso presumi que não demoraria muito para que reabrissem o país ao mundo. Imaginei um tempo relativo à imunização total da população, já que tinham imensos cuidados e restrições com relação a doença, mas jamais imaginei tanto tempo assim.
Enquanto isso os brasileiros entraram em crise existencial por terem tido que usar máscara. Verdade que em algumas áreas os protocolos de afastamento social foram implantados e seguidos, mas foram poucas em relação ao tamanho da população e do país.
A propósito, essas restrições tão severas foram tomadas por um país que é considerado exemplo internacional de democracia.
Covid-19: Nova Zelândia reabre fronteiras após mais de 2 anos isolada do mundo
RFI, Washington*
01/08/2022 08h06...
Mais de dois anos após ter fechado suas fronteiras para se proteger da Covid-19, a Nova Zelândia voltou a receber turistas e estudantes estrangeiros hoje. O fim das restrições é comemorado pelos setores do turismo e da educação, essenciais para a economia do país.
O clima no aeroporto de Wellington era de festa durante a recepção dos primeiros turistas de volta à Nova Zelândia. O fim das rígidas restrições chegou três meses antes do previsto: um verdadeiro alívio para um casal que estava separado desde o início da pandemia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário