Se tem uma crítica que a esquerda faz de forma recorrente ao Capitalismo, essa é a forma como se socializam prejuízos e se privatizam lucros. Essa é a grande tônica do Capitalismo moderno e, no fundo, foi o que trouxe o Capitalismo até aqui. O Estado sempre entra com os custos, assume os prejuízos, enquanto que os lucros correm para os grandes capitalistas sem imposto. Sim, foi o que você leu no parágrafo acima, porque ao se formar o lucro, este imediatamente vira dividendos, que são pagos sem imposto. O processo é explicado no artigo de Cláudio Magnavita abaixo.
E esse é um dos pontos que precisamos mudar urgentemente, e não será um Bacen controlado por um banqueiro, que pede a banqueiros conselhos sobre as ações do Bacen, que toma ações que apenas beneficiam banqueiros (grandes empresas são, em maioria, dominadas por banco) que iremos resolver os problemas desse tipo.
Mas como eu já disse, Lula atua de forma ambígua. Ao mesmo tempo que faz esse discurso para sua plateia, que faz esse estardalhaço para a sociedade, coloca nos principais cargos pessoas com entendimentos diametralmente opostos ao que ele mesmo defende. E isso vem desde a eleição, quando Lula fez aliança e avalisou a eleição de um monte de gente que tem posições opostas às que ele diz defender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário