domingo, 12 de fevereiro de 2023

Vida inteligente extraterrestre?

Antes de tudo vamos lembrar que as IAs não têm capacidade de raciocínio real, mesmo que novas tecnologias como o Chat GPT, ou o MidJorney nos dê a impressão do contrário. Na verdade eles são programados, e respondem apenas a essas programações prévias, ainda que deem a impressão de estarem raciocinando e criando. Essas duas últimas partes seguem sendo exclusividade humana, ao menos aqui na Terra

E achei essa introdução necessária, porque dados captados por radiotelescópios e que já haviam sido analisados por cientistas foram repassados por uma Inteligência Artificial, que detectou traços de possíveis inteligências extraterrestres que haviam passado despercebidos pelos cientistas.

Aí duas perguntas me vêm imediatamente à mente. a primeira talvez seja a mais assustadora, e ao mesmo tempo empolgante. Será que temos companhia inteligente e racional assim tão "perto" de nosso lar? Sim porque é assustador pensar que são inteligentes, racionais, e poderiam desenvolver técnicas avançadíssimas que permitissem chegar até aqui e fazer sei lá o que. Ao mesmo tempo é empolgante, porque acabaria de vez com a ideia de que estamos sós, e que poderíamos ter contatos e trocas culturais, técnicas e sociais, permitindo talvez avanços civilizacionais que não imaginamos.

Mas calma, porque os sinais não se repetiram, por isso não são definitivos, e nem provas de que esses "vizinhos" cósmicos existam e possam ser ou uma ameaça, ou uma esperança para nós humanos.


Foi confirmado possível contato de civilização extraterrestre avançada - 8 sinais detectados por IA

Os dados analisados são de observações feitas pelo Green Bank Telescope - os 8 sinais vieram de 5 estrelas diferentes

O Projeto Breakthrough Listen conseguiu, através de IA (Inteligência Artificial) detectar 8 possíveis sinais de civilizações extraterrestres inteligentes ao analisar dados de 820 estrelas próximas. Todos as estrelas que deram origem aos sinais estão entre 30 e o0 anos-luz de distância.




Nenhum comentário:

Postar um comentário