Hoje é o Dia do Trabalhador. Muitos também dizem "dia do Trabalho", mas o certo mesmo é Dia do Trabalhador, e eu vou explicar rapidamente o porquê da sutil diferença se fazer tão importante nesse contexto.
Vamos começar pela semântica das palavrar. Trabalho é o ato de trabalhar, enquanto trabalhador é o sujeito que comete o ato. A homenagem é aos trabalhadores e não ao trabalho.
Além disso se homenageássemos o Trabalho, é claro que os trabalhadores estariam contidos na homenagem, mas ela seria muito mais ampla, porque abarcaria a capacidade do ser humano em transformar a natureza, ou mesmo objetos já produzidos pelo homem, de forma a melhorar sua vida e da sociedade. Abarcaria também todos aqueles que tivessem alguma relação com o ato, mesmo aqueles que apenas o exploram.
Ao contrário, quando falamos Trabalhador, aí a homenagem se fecha naqueles que exercem a atividade do trabalho diretamente, e exclui aqueles que apenas exploram essa atividade.
Por último presta uma gigantes homenagem àqueles que deram sangue, suor, lágrimas, e muitas vezes a própria vida, para conquistar melhorias para todos aqueles que exercem diretamente o trabalho.
Então a data serve para homenagear os trabalhadores atuais, e todos aqueles que os precederam. Além disse deve ser uma data em que os trabalhadores sejam lembrados de sua importância e que suas lutas não são em vão.
Por isso é o Dia do Trabalhador.
E se você é Trabalhador, lembre-se que você precisa se unir, se organizar, e lutar por melhorias e avanços nas suas relações de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário