terça-feira, 16 de maio de 2023

Caças modernos produzidos no país, mas precisamos de mais

O Presidente Lula inaugurou a linha de produção da Embraer que irá produzir os caças Gripen no Brasil A iniciativa começou lá atrás no 2º governo Lula, e está sendo concluída somente agora. Tempo a mais ou a menos, o projeto teve a transferência completa da tecnologia de produção dos caças, o que economizou anos de pesquisa, desenvolvimento e testes para a indústria aero-militar brasileira. A iniciativa do governo Lula foi sensacional, e segue sendo hoje em dia.

Mas apesar da iniciativa ter sido excelente ela não é suficiente. Partes significativas do caça são produzidas nos EUA, China e outros países, e o Brasil precisa buscar a autonomia na produção desses sistemas para ter maior controle no fabrico das aeronaves. 

Outro ponto que precisamos atentar é que o caças são importantíssimos, mas não são o suficiente para um país com o tamanho e a importância do Brasil. Precisamos também de outras armas, e precisamos que elas sejam pesquisadas, desenvolvidas, e fabricadas no Brasil, alcançando o maior nível possível de domínio na produção de peças e sistemas dessas armas.

E digo isso porque já tivemos uma empresa importantíssima, que na época dominava tecnologia de ponta nos produtos que fabricava, e que foi deixada fechar as portas por irresponsabilidade do governo da época. Falo da Engesa.

Agora temos outra empresa importantíssima no setor de armamentos, a Avibras, que é a mais importante e líder de seu segmento no hemisfério Sul. Ela também vai mal das pernas, e precisa de investimentos estatais para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, e aprimoramento de produtos mais antigos.

Já passou da hora do governo Lula intervir, salvar a Avibras, e mostrar ao menos um pouco do nacionalismo que diz ter. 

Para mais informações sugiro clicar no título abaixo e ler o artigo completo no site da Agência Brasil.


Lula participa de inauguração de linha de produção de caças Gripen

Serão 15 aviões produzidos totalmente no país pela Embraer


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta terça-feira (9), da inauguração da linha de produção da aeronave Gripen, na fábrica da Embraer, na cidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo. A cerimônia está prevista para as 11h. 

O contrato da empresa sueca Saab com a Força Aérea Brasileira (FAB) prevê a entrega de 36 aviões Gripen até 2027, além da transferência de tecnologia para o Brasil. 

Do total, 13 caças serão fabricados na Suécia, oito terão a produção iniciada na Suécia e concluída no Brasil e 15 serão fabricados integralmente na unidade da Embraer, por engenheiros e técnicos brasileiros que passaram por treinamento na sede da Saab, em Linköping. Atualmente, quatro dos aviões já estão operacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário