domingo, 21 de novembro de 2021

Buraco negro não é uma coisa só

Bom, a ideia do buraco negro é uma só. A matéria fica tão comprimida e concentrada em apenas um ponto, que a gravidade se torna tão grande próximo a esse ponto que nada escapa de sua ação, nem mesmo a luz (a grosso modo é isso). Então o que difere é a origem, ou como os buracos negros se formam. O artigo do site Coletivo do Meteorito explica essas origens dos buracos negros, e sua origem e tamanho é o que os diferem em termos de classificação. Então sugiro que leiam o texto, porque é interessante saber um pouco mais sobre eles.

Mas apenas vou relatar algumas curiosidades sobre mini buracos negros. A primeira é o fato de já termos tido receio de que os aceleradores de partículas iriam criar buracos negros que iriam acabar por consumir a própria Terra. O segundo é que vira e mexe algum filme de ficção científica, ou de super-herói aparece com a criação acidental de um mini buraco negro, que precisará ser detido pelo herói, ou por um ato altruístico do vilão, que acaba por consumi-lo.

E claro, de geral, o fato de sempre associarem buracos negros aos chamados buracos de minhoca, que dariam acesso a outros locais do nosso universo, ou mesmo a universos paralelos. Para terem ideia, até a Disney já fez um filme com essa temática. O filme chama-se "O Buraco Negro", é de 1979, e pode ser encontrado no serviço de streaming dos estúdios.

Achei interessante relembrar isso aqui.

E você, lembra de alguma outra associação que se faz com os buracos negros?

Quantos tipos de buracos negros existem no Universo?

Todos vocês já devem conhecer os buracos negros - objetos tão massivos que nada escapa de seu extremo poder gravitacional, nem mesmo a luz. Mas será que, assim como as estrelas, existem tipos diferentes de buracos negros?

Os buracos negros podem ter tamanhos variados, e podem surgir de formas diferentes. É justamente isso que os cientistas utilizam para diferenciar os buracos em 3 grupos principais. Os três tipos de buracos negros são determinados pelo método de formação e tamanho inicial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário