Cientistas trabalhando com um observatório na Austrália descobriram o que acreditam ser uma ponte de poeira e gás entre as duas galáxia anãs, as Pequena e Grande Nuvem de Magalhães. A ponte pode ser resquício do tempo em que as duas se aproximaram e provavelmente acabaram por criá-la devido às forças gravitacionais envolvidas.
A importância disso é que podemos entender mais sobre o desenvolvimento e a interação entre as galáxias, o que pode facilitar o entendimento sobre nossa própria galáxia, nossas imediações, e nosso futuro.
Além de mostrar que o espaço intergalático está longe de ser algo vazio, como muitos acreditam.
Astrônomos descobrem uma 'ponte' entre as Nuvens de Magalhães!
Composta por gás e poeria, ela pode nos revelar detalhes sobre a formação e a interação das galáxias
É difícil não reparar nelas. Se você mora no hemisfério sul, provavelmente já viu essas duas maravilhas a olho nu: As Nuvens de Magalhães - duas galáxias satélites da Via Láctea. Mas além de estarem interagindo com a nossa Galáxia, a Grande Nuvem de Magalhães e a Pequena Nuvem de Magalhães também estão interagindo entre si.
Os efeitos gravitacionais entre essas duas galáxias podem revelar muito sobre a história e a evolução das galáxias, assim como os ambientes que as rodeiam. Mas a força gravitacional não é a única força em ação nessa história...
Nenhum comentário:
Postar um comentário