domingo, 9 de janeiro de 2022

Riqueza vinda do espaço?

Não, não estamos falando do cometa de "Não Olhe Para Cima".

Bem, é, mas não é bem assim. Na verdade o meteorito batizado como Aguas Zarcas atinge um valor acima do do ouro, mas para pouquíssimas pessoas, no caso colecionadores. Na verdade o valor do material é inestimável, mas para a ciência, já que o meteorito pode ajudar muito a desvendar o desenvolvimento do Sistema Solar e da vida por conter aminoácidos e outras substâncias essenciais à vida tal qual a conhecemos.

Entenda um pouco mais no artigo abaixo.

Um meteorito incomum, mais valioso do que ouro, pode conter blocos de construção da vida

Os materiais em um fragmento de Aguas Zarcas com 44 milímetros de largura podem conter aminoácidos, junto com a poeira estelar que antecede a origem do Sol. Créditos: Laurence Garvie / Centro de Estudos de Meteoritos / Universidade do Estado de Arizona.
Um arco-íris pode ser uma oportunidade perfeita para uma foto no Instagram a fim de obter curtidas, mas não é todo dia que eles caem do céu.

Isso foi o que aconteceu na Costa Rica em 2019. O arco-íris que caiu do céu era na verdade um meteorito e, embora a maioria tenha queimado na atmosfera, este se quebrou em pedaços antes de cair nas cidades de La Palmera e Aguas Zarcas. Quando exposto à luz, o meteorito que parece carvão exibe um brilho multicrômico brilhante que se assemelha a uma mancha de óleo. Agora, os cientistas da NASA que estudam este meteorito descobriram uma composição química que pode ser uma oportunidade para a compreensão das origens do Sistema Solar e como a própria vida se originou a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário