domingo, 16 de janeiro de 2022

Supergigante explodindo

Antes de tudo, entenda aqui o que é uma supernova de tipo II

E o artigo abaixo mostra que os cientistas conseguiram e conseguirão novas informações sobre o final de uma estrela supergigante vermelha, que se forma após seu período de expansão pré final. A observação foi importante porque mostrou que nem todas essas estrelas evolucionam da mesma forma antes de explodir, e por isso abre espaço para uma melhor compreensão do universo.

A observação também é importante porque foi a primeira vez que se conseguiu observar todo o último ano de uma estrela antes de seu colapso.

Já nosso Sol, devido sua pequena quantidade de massa (a estrela do artigo tinha 10x a massa do Sol), deverá se transformar em uma anã branca.

Primera visión de cómo 

una estrella supergigante roja

Por primera vez, astrónomos han visto en tiempo real el final de una supergigante roja, observando la rápida destrucción de la estrella masiva antes de colapsar en una supernova de Tipo II.

tilizando dos telescopios de Hawai, el Instituto de Astronomía Pan-STARRS de la Universidad de Hawai'  y el Observatorio WM Keck, un equipo de investigadores que realizaba el estudio YSE (Young Supernova Experiment) observó a la supergigante roja durante su última 130 días antes de su detonación mortal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário