A Educação é um dos instrumentos mais básicos para a formação de indivíduos e de uma sociedade. Sem ela os laços sociais e civilizatórios tendem a se corromper e romper, deixando esse agrupamento humano fragilizado e suscetível a ataques de todos os tipos, tanto de pequenos grupos internos que buscam a exploração interna, quanto por parte de interesses estrangeiros que se aproveitam dessas fragilidades internas.
Mas quando falo em Educação não me refiro apenas àquela técnica, que ensina operações matemáticas, físicas, regras gramaticais, etc. Essa é obviamente muito importante, mas ela no máximo forma ótimos trabalhadores, e por isso mesmo é importante, mas não suficiente. Essa pode mudar vidas, mas dificilmente consegue mudar um país, ou uma sociedade.
A Educação que muda sociedades, que muda países, é aquela que, além da parte técnica, consegue criar laços entre os diversos setores e regiões de uma sociedade. Esses laços não se fazem com ensinamentos técnicos, e muito menos com ensinamentos que tendem a criar fissuras na sociedades, mas sim com aqueles que buscam criar sentimentos de pertencimento e de passado e futuro comuns entre os membros dessa sociedade.
Além disso, mesmo que tenhamos muita atenção à parte técnica da Educação, por si só isso não significa nem mesmo a possibilidade de mudança na condição material dessa sociedade, porque os trabalhadores formados precisam encontrar um mercado de trabalho, oportunidades para empregos, empreendimentos, e crescimento profissional. Para que esses trabalhadores consigam esta condição são necessários muitas outras políticas públicas, que criem essas oportunidades para os trabalhadores formados.
A Educação pode e deve dar votos, mas ela precisa ser tratada como o instrumento de mudança que é. E precisa ser vista como apenas um dos 4 eixos básicos para se mudar os rumos de uma sociedade, principalmente uma que apresenta tantos sinais de deterioração como a brasileira vem mostrando. Além da Educação - que precisa incluir os elementos que levam à coesão social - precisamos ter políticas de desenvolvimento industrial, pesquisa científica e Saúde.
Essa é a Educação que precisa de votos, e esse é o básico que qualquer político precisa defender para temos um país melhor, uma sociedade melhor, e um futuro melhor para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário