O texto abaixo foi veiculado no site da Jovem Pan, um dos veículos mais reacionários do Brasil atual. Sim, porque longe se vai o tempo em que eu chegava de navio na Baia de Santos, fundeava, e buscava a rádio Jovem Pan, que apresentava música atual, e tinha uma linha avançada de informativo na programação. Hoje é uma impressionante sequência de preconceitos e reacionarismos impressionantes, embora já não possa falar da música porque não a ouço.
E foi esse veículo que se transformou de algo moderno em algo antigo e retrógrado que deu espaço para o texto de Álvaro Alves de Faria, em que este critica a chamada 3ª via, e defende a união em torno de Ciro Gomes contra a polarização Inácio x Messias.
Verdade que ele diz que Ciro não é flor que se cheire. Mas essa é a opinião dele, e quem então seria essa flor cheirosa? Para completar nenhum candidato irá completar totalmente seus requisitos, a não ser, talvez, a própria pessoa que analisa (às vezes nem ela mesma).
E eu terminarei com algo que o próprio poeta coloca no início de seu texto, e que é o verdadeiro problema do Brasil: a enorme crise econômico-social em que o país se encontra e que leva milhões de pessoas à miséria e à fome. E enquanto o Brasil tem esses problemas concretos para resolver, os partidos da 3ª via não apresentam nada de diferente dos dois líderes das pesquisas, a não ser o nome dos pré-candidatos.
E nesse ponto o único que rompe com o sistema é Ciro Gomes. Só que exatamente por isso ele não consegue espaço entre os outros partidos, já que todos defendem o mesmo sistema, e apenas disputam quem colocará as mãos nas chaves do cofre.
Mas enquanto a política do país seguir sendo realizada dessa forma, as condições de vida seguirão se deteriorando, neste que talvez seja o país mais rico em recursos e potencial de crescimento do mundo.
Ciro Gomes seria o candidato da terceira via se os partidos pensassem de fato no país
Se essa gente fosse séria, seria fácil e lógico saber que a terceira via seria o pedetista, muito mais preparado para enfrentar especialmente Lula e também Bolsonaro
Se o projeto da terceira via fosse sério, envolvendo gente séria, o nome para encabeçar a chapa já estaria escolhido há muito tempo, pela lógica. Mas esses senhores e senhoras que lidam com o assunto estão pensando em seus próprios interesses. O país que se dane. Será muito difícil emplacar a terceira via diante das pesquisas que se multiplicam por aí. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, já apagou a sua expectativa em relação ao assunto. A chamada terceira via não terá possibilidade de escolher um candidato competitivo. Kassab observa que diante do quadro atual, uma alternativa à polarização está cada vez mais longe. De qualquer maneira, o líder do PSD adianta que o cenário atual pode mudar. Ainda faltam 4 meses para a eleição de outubro. Mas é tudo muito difícil. Kassab diz ter certeza que a posição de Bolsonaro nas pesquisas eleitorais refletem a insatisfação da população diante dos problemas econômicos e também sua atuação durante a pandemia. Fora isso, há ainda o problema de 13 milhões de desempregados, 20 milhões de famílias passando fome, mais de 6 milhões de trabalhadores que desistiram de procurar emprego, inflação, preço dos combustíveis e outros questões que não serão resolvidas facilmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário