A Petrobras anunciou novo aumento nos combustíveis no final da semana passada, mais precisamente na última sexta-feira. O anúncio veio logo após mais uma absurda ação tomada pelo Congresso Nacional, que mexeu na Constituíção criando uma inconstitucionalidade. Entendam, pela própria Constituição os impostos estaduais são de responsabilidade dos próprios estados, e não pode haver uma intervenção dessa natureza. Mais, a ação quebra de vez o já maculado pacto federativo.
Apesar disso a ideia era de que retirando ou diminuindo o ICMS dos combustíveis o preço cairia, mas logo após a Petrobras já anunciou novo aumento de preço. Talvez o aumento não tenha reposto a retirada do imposto estadual, mas certamente outros aumentos virão, e os combustíveis seguirão subindo, e os lucros dos acionistas minoritários também, já que a maior parte dos custos da Petrobras são em reais, e a empresa vem praticando uma política de preços que simula a importação do petróleo, dolarizando o preço dos combustíveis no país.
Detalhe que isso é uma inversão total do motivo de fundação da empresa, que era justamente se assenhorear do possível petróleo que se encontrasse no país e praticar preços justos para a população, de forma a abastecer o mercado interno e garantir competitividade à economia nacional, já que combustíveis são insumo presente em toda a cadeia produtiva de um país.
No final os liberais seguem no blah, blah, blah de sempre de que não deve existir empresa estatal, de que governo não pode se meter em economia, etc. Os mais "modernos" dessa linha ainda dizem que deveria ser garantido algum tipo de auxílio aos mais pobres, ou de subsídio para diesel e gás de cozinha, de forma a minimizar o impacto nos preços de mercadorias, e nas contas domésticas. Mas esquecem eles que toda a cadeia produtiva é impactada por esses preços abusivos.
Esquecem eles também que não existe empresa que não tenha ligação com governos. Quando a China quis comprar uma empresa americana de chips o processo foi vetado pelo presidente americano Donald Trump. Da mesma forma agora o presidente Biden já liberou reservas estratégicas de petróleo americano, ordenou o aumento da produção interna, e está tomando uma série de outras ações internacionais para minimizar o aumento do petróleo e gás causados pelas besteiras que ele e os europeus fazem na guerra da Ucrânia.
A Petrobras, assim com a Eletrobras também, são empresas cruciais para o desenvolvimento brasileiro, e seus controles efetivos precisam ser retomados pelos brasileiros urgentemente, porque não são empresas criadas para darem lucros a acionistas, mas para impulsionar o desenvolvimento do país, e melhorar a condição de vida de todos os seus cidadãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário