Quando até o "deus mercado" percebe a ineficácia e estupidez de uma política dessas, então é porque a coisa está realmente muito errada. Claro que o "deus mercado" percebe o erro por uma ótica absolutamente distinta e enviesada, mas o que ele diz é que também não será atendido pela solução proposta pelo governo, assim como a sociedade de maneira geral também não será.
E o motivo é bem simples. e vou colocar em três etapas para que fique claro.
O primeiro é que a Eletrobras está sendo absurdamente subavaliada. Só de capital investido estima-se que a empresa tenha algo em torno de R$ 500 bi, ou seja, como o governo privatizou mais de 60% do capital social da empresa, ou seja, abriu mão do controle acionário, então seu valor seria de ao menos R$ 300 bi. Acontece que quando se vende o controle acionário de uma empresa, essas ações aumentam substancialmente de valor, chegando às vezes a mais de 10 vezes o valor de face de suas ações. Aí já temos um primeiro problema, já que o percentual privatizado não é nem mesmo indenizado pelo valor investido pelo povo brasileiro.
O segundo motivo é que a Eletrobras é um ativo. Em outras palavras, a empresa é um investimento, que visa garantir energia a um preço que a população possa pagar, e que não onere o desenvolvimento nacional. O governo perdeu o controle sobre essa empresa, e se já era difícil garantir isso com o controle estatal, imaginem agora que não há mais esse controle.
Por fim o valor arrecadado pela venda da estatal será jogado em despesa corrente, ou seja, é como você ter poucos recursos para comprar comida, e tem uma dieta um pouco restrita. Mas ela te mantém, e te da possibilidades de conseguir aumentar esses recursos e dieta aos poucos. Aí você vende sua geladeira, onde você guardava o pouco que comprava, pro dono do mercado, e passa a comer em restaurantes. Só que em alguns dias o dinheiro da geladeira acaba, você não pode mais comer em restaurantes, e ainda perdeu a geladeira e não pode mais guardar o que comprar, e seu custo de ter que ir todos os dias ao mercado aumenta o custo da tua dieta que já era restrita.
É isso que o governo brasileiro está fazendo, vendendo ativos para financiar gastos correntes. E depois que os ativos acabarem, o que vão fazer?
Nenhum comentário:
Postar um comentário